Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

23/05/2012 12:32 - Economia brasileira brilha lá fora mas marcas nacionais engatinham

 

Baixo investimento e poucas empresas com capacidade de internacionalização justificam uma única companhia em ranking das 100 marcas mais valiosas. Apple é a líder e Petrobras está em 75º lugar

 

Apesar do desempenho da economia brasileira, apenas uma marca do país aparece no BrandZ, ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo. A Petrobras, na 75ª posição e valor de US$ 10,5 bilhões, é a representante nacional na lista. Um dos motivos para a tímida participação brasileira é o baixo investimento em marcas, diz Daniela Khauaja, coordenadora acadêmica da área de marketing da ESPM. “Algumas empresas investem em marcas globalmente, mas temos poucos casos de sucesso, como Havaianas, por isso temos dificuldade em entrar em rankings como esse”, avalia.

 

 

A especialista, que há seis anos estuda internacionalização de marcas, observa também que só recentemente o país começou a contar com capacidade de investimento internacional. “E há miopia. Primeiro, a gente pensa na produção, para depois pensar na marca. E marca é uma das formas de se diferenciar de ofertas voltadas para custo”, ressalta.

 

Além disso, a edição de 2012 está dominada por empresas de tecnologia, setor em que o Brasil não tem destaque com  marcas próprias globais. A Apple se manteve como marca mais valiosa do mundo no ano passado, segundo o ranking elaborado pela Millward Brown. O valor da maça mais famosa do mundo subiu 19%, para US$ 183 bilhões, ou 37% de seu valor de mercado.

 

 

O Facebook, com valor de mercado de US$ 82 bilhões após a oferta pública inicial de ações na semana passada, teve a maior ascensão entre os 100 primeiros colocados, com salto de 74% no valor de marca, para US$ 33,2 bilhões, ficando em 19º lugar. Sete das dez marcas mais conhecidas são ligadas à tecnologia, embora McDonald's e Coca-Cola tenham se mantido respectivamente em quarto e sexto lugares. “(A tecnologia) é onipresente, e há muito entusiasmo e novidades. É nesse o ramo em que tudo acontece, o que tende não só a aumentar a demanda e melhorar o desempenho financeiro como a ampliar o papel da marca”, diz Nick Cooper, diretor-executivo da Millward Brown, responsável pelo estudo. O BrandZ é feito anualmente e considera o valor financeiro da empresa ou da parte dele que responde pela marca e combina esse cálculo à capacidade de fidelização da marca.

 

Nos rankings por setor, a Petrobras ocupa a quinta posição no segmento de petróleo e gás, que a ExxonMobil lidera com US$ 18,1 bilhões. O setor em que mais aparecem empresas brasileiras é o de cervejas. A Skol está em quinto lugar, valendo US$ 4,7 bilhões, e a Brahma na oitava posição, com US$ 2,3 bilhões. As duas são da Ambev. A Natura está na 11ª posição, com US$ 3,3 bilhões.

 

“Uma de cada cinco marcas do BrandZ de 2012 veio de países emergentes, mas o valor total delas caiu pela primeira vez, levemente, para US$ 330,8 bilhões, com o desaquecimento de China e Brasil”, descreve o estudo.

 

 

Veículo: Brasil Econômico

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>