Economia
09/04/2012 16:15 - Brasil é o 2º País mais otimista com a economia local no ranking mundial
O clima de incerteza mundial não está afetando o humor dos empresários brasileiros. Segundo o International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton International, 86% dos empresários brasileiros estão otimistas com relação à economia brasileira nos próximos 12 meses. O nível de otimismo aumentou 12 pontos percentuais em relação ao último trimestre pesquisado, fazendo com que o Brasil assuma a segunda posição no ranking global, atrás apenas do Peru (90%). O estudo é feito com 11.500 empresas em 40 economias.
"O governo tem mostrado que a política fiscal e monetária tem seguido na mesma linha, cada uma cumprindo com seus compromissos. A única preocupação no momento é com o ritmo de crescimento, porém ainda sim isso não afeta as perspectivas das companhias no País", diz Javier Martinez, responsável pelo IBR na América Latina.
Entre os mais otimistas estão ainda os empresários dos Emirados Árabes (84%), Filipinas (82%), Geórgia (78%), Índia (74%), Chile (68%), Alemanha (64%) e México (62%). Os países onde o percentual de executivos mais otimistas aumentou foram: a Tailândia, onde as perspectivas para a economia eram negativas no último trimestre de 2011 (-52%) e o nível de otimismo cresceu 60 p.p para 8%, no primeiro trimestre desse ano, a Finlândia onde o índice aumentou 50 p. p, passando de -48% para 2% e a Turquia que registrou elevação de 40 pontos percentuais.
O país mais pessimista é a Espanha (-71%), seguida pelo Japão (-53%) Grécia (-52%), França (-39%), Bélgica (-36%) e Holanda (-24%). Apesar dos índices ainda estarem negativos, os japoneses apresentaram aumento de 18 p.p no otimismo em relação ao último trimestre, assim como os franceses (+7 p.p), belgas (+10 p.p) e holandeses (+20 p. p).
Na América Latina o otimismo aumentou também em relação ao último trimestre (+12 p.p) para 73% sendo longe a região mais otimista. Os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) apresentaram uma elevação de sete pontos percentuais na comparação com o quarto trimestre de 2011 para 41%.
A América do Norte é destaque com o nível de otimismo crescendo 41 pontos percentuais no primeiro trimestre desse ano, para 47%. Até mesmo na Zona do Euro o sentimento de otimismo entre os empresários é maior. A região registrou uma elevação de 12 pontos percentuais de executivos com boas perspectivas, passando o índice de -16% para -4%.
Coleta de dados
A pesquisa foi realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria.
A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Grant Thornton International/Portal Abras
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País