Economia
23/03/2012 09:18 - Vendas com leve recuo em janeiro
Se comparado os negócios do 1º mês deste ano com os de dezembro de 2011, a retração foi de apenas 0,42%.
Pesquisa divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) revela que o desempenho do comércio varejista na capital mineira em janeiro registrou retração de 1,18% em janeiro, em relação ao mesmo mês do exercício passado. Apesar disso o resultado não pode ser considerado ruim, por se tratar de uma base forte de comparação. Só para se ter uma ideia, na mesma base de comparação, em 2011 houve alta de 5,1% em relação ao ano de 2010.
Se comparado as vendas de janeiro deste ano com as de dezembro 2011, o recuo foi de apenas 0,42%, o melhor resultado desde 2006. A economista da CDL-BH, Ana Paula Bastos, explica que, no início do ano passado, o consumidor estava mais confiante, resultado da boa performance econômica do ano anterior, ainda sem os efeitos da desaceleração da economia internacional, que teve ênfase a partir de 2011, puxada principalmente pela crise na Europa e nos Estados Unidos.
"Com a economia globalizada, sofremos os impactos da crise mundial", afirmou. No entanto, segundo ela, o cenário poderia ser pior. "Isso significa que o Brasil está economicamente mais sólido, o que pode ser comprovado pelo nível de emprego e aumento da renda, que continuam crescendo", explica.
Os setores que impulsionaram a queda foram: papelarias e livrarias (-14,57%), veículos novos e usados (-4,07%) e supermercados e produtos alimentícios (-3,16%). Contudo, o bom desempenho de outras áreas, como máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (3,63%) e tecidos, vestuário, armarinho e calçados (1,03%) ajudaram a conter uma retração maior no consumo.
A economista da CDL-BH explicou que o aumento nas vendas nos setores de vestuário, armarinhos e calçados, em janeiro, se deve à antecipação das liquidações, o que incentiva o consumidor a ir às compras e o lojista a fazer caixa.
Já nos demais setores, o incremento se deve principalmente à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca, o que ajuda tanto a indústria, que consegue renovar os seus estoques, quanto o varejo, que consegue atrair o cliente com preços mais baixos.
Despesas - Já com relação a dezembro de 2011, a queda registrada foi de apenas 0,42%, mesmo com a influência das vendas natalinas. Os setores que contribuíram foram: tecidos, vestuário, armarinho e calçados (-13,54), produtos farmacêuticos, odontológicos e veterinários (-8,2%) e ferragens, material elétrico e de construção (-1,74).
Tradicionalmente as vendas de janeiro para o varejo sofrem o impacto de despesas adicionais de início de ano como impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além dos custos gerados por matrícula e material escolar, o que tendem a sobrecarregar e comprometer o orçamento da maioria dos consumidores, esclarece a economista.
Apesar de fatores que geraram impactos negativos e deixaram o consumidor mais receoso, nos últimos 12 meses o balanço foi positivo. As vendas no comércio varejista cresceram 5,37% em comparação com o período anterior.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País