Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

14/03/2012 16:58 - Momento favorável da economia transforma hábitos de compra do brasileiro

 

Aumento da renda, redução da taxa de desemprego e maior volume de crédito impulsionaram vendas de produtos com maior valor agregado

 

  Nielsen2012
  Varejo nacional (supermercados e outros negócios como padarias, mercearias, etc) cresceu 1,2% em volume e 8,3% em faturamento em 2011
A Nielsen apresentou nesta quarta-feira (14), em São Paulo, o estudo Mudanças no Mercado Brasileiro (MMB) de 2012, que aponta os canais de maior destaque no ano passado e os novos hábitos de consumo brasileiro. De acordo com o levantamento, o varejo nacional (supermercados e outros negócios, como padarias, mercearias, etc), que em 2011 cresceu 1,2% em volume e 8,3% em faturamento, contou com uma busca mais acentuada por produtos com maior valor agregado.


Segmentos básicos, como sabonetes sólidos, whisky nacional, inseticida comum e iogurtes regulares, cresceram 5,2%. Em compensação, a vendas de sabonetes líquidos antibacterianos, whisky importado, inseticida spray automático e iogurtes funcionais contaram com um aumento de 13% no mesmo período.


Segundo o analista de mercado da Nielsen, Ramon Cassel, quatro fatores foram responsáveis por viabilizar o acesso dos shoppers a essas categorias. "Nesse sentido, vale destacar ações como a redução temporária de preços, realização de promo pack, brindes grátis e o oferecimento de embalagens econômicas e diferentes opções de desembolso pelas categorias", observa o analista. "Essas iniciativas, aliadas a questões econômicas favoráveis, como aumento de renda da população e redução do desemprego, estão mudando os hábitos de compra dos brasileiros".


Destaques

De acordo com a Nielsen, o grande destaque do estudo foi o canal Farma, que em 2011 cresceu 3,8%. No período, este segmento registrou 10% a mais de shoppers, que gastaram 12% mais na comparação com 2010 - grande parte proveniente das classes C, D e E.


O estudo da Nielsen também revelou que o consumidor final é o principal cliente do canal Cash & Carry (atacadista), ficando à frente dos varejistas e transformadores. Este público liderou o volume de vendas em diversos segmentos, como higiene e beleza, limpeza caseira, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, perecíveis e mercearias. Em 2011, o canal Cash & Carry alcançou 1,8 milhões de novos lares.


 Roberto Nunes Filho - Repórter SuperHiper/Abras

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>