Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

08/02/2012 09:32 - A indústria brasileira vive de produtos importados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou, recentemente, que a produção física da indústria em 2011 havia acusado um aumento de apenas 0,3%, muito menos do que se pode esperar de um crescimento do PIB estimado entre 2,8% e 3%.Trata-se de uma taxa de aumento inferior não só à do PIB (o que significa queda de participação da indústria na formação do PIB), como à da própria população. No entanto, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento do setor teve aumento real de 5,1%, que certamente estará mais próximo dos dados sobre o crescimento das vendas varejistas.

 

Dada a grande diferença entre o aumento do faturamento real da indústria e o do volume produzido, a explicação mais plausível é de que a indústria passou a vender produtos cujo conteúdo importado é muito elevado e que o setor está, cada vez mais, se tornando apenas um montador de componentes produzidos no exterior.

 

A partir desse diagnóstico, é interessante examinar os resultados setoriais quanto ao faturamento real. De 19 setores incluídos no levantamento da CNI, apenas 9 apresentam aumento do faturamento real acima da média do setor (5,1%), com resultados bem diferenciados. Esses 9 setores são equipamentos de transporte, excluídos veículos automotores, com faturamento que cresceu 28,4%; material eletrônico e de comunicações (+20,6%); couros e calçados (+17,5%); produtos de metal (+13,2%); máquinas e equipamentos (+7%); produtos químicos (+6,7%); edição e impressão (+5,9%); veículos automotores (+5,5%); e máquinas e aparelhos elétricos (+5,4%).

 

São todos setores em que predominam as importações realizadas pela indústria, que se limitou a montar os produtos acabados. O setor mais ilustrativo é o de material eletrônico e de comunicações. Se examinarmos os setores que apresentaram piores resultados, encontramos alimentação (-0,4%); madeira (-1,9%); e têxteis (-9,2%) - justamente aqueles em que o Brasil tem um vantagem natural.

 

O setor industrial utilizou 80,6% da sua capacidade de produção em dezembro, ante 79,4% no mesmo período de 2010, um desperdício. As horas trabalhadas aumentaram 0,9%; o emprego, 2,2%; e a massa salarial, 5,2%; o que permite ocultar a grave crise que atravessa uma indústria que a cada ano importa mais para sustentar uma atividade em que os salários estão muito altos. Isso torna os produtos nos quais há muito conteúdo importado ainda mais caros do que nos países de origem. Cabe, pois, ao governo estudar uma política industrial que livre a produção nacional dessa armadilha.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>