Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

23/01/2012 09:45 - Consumista, brasileiro vira sacoleiro global

Câmbio favorável, preço baixo, variedade e bom atendimento impulsionam turismo de compras no exterior

Para especialistas, impostos, custos altos, ineficiência e falta de competição tornam o Brasil mais caro

Cerca de 4 milhões de brasileiros devem viajar para o exterior nos próximos seis meses, segundo o Ministério do Turismo. Mais do que conhecer lugares e culturas diferentes, a maioria vai comprar roupas, sapatos, eletrônicos e outros mimos por menos da metade do preço no Brasil.

Em 2011, os brasileiros gastaram perto de US$ 22 bilhões em viagens ao exterior, 33% mais do que em 2010, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo). O crescimento dos gastos dos brasileiros só perde para o dos chineses, que saltaram 38% e atingiram US$ 55 bilhões.

Não por acaso, o presidente Obama anunciou na quinta-feira, na Disney, que vai facilitar a concessão de vistos a brasileiros e chineses.

Preço, variedade, qualidade e real forte -que lembra o câmbio fixo dos anos 90- explicam por que o brasileiro é tão assediado no exterior.

Mas o que faz uma pessoa pegar um avião para comprar o enxoval do bebê em Miami? É que ficou fácil comparar preços pela internet e mais gente pode fazer essa viagem.

"Nos anos 80, o brasileiro ia ao Paraguai comprar videocassete. Agora, vai a Miami. Não é um comércio marginal nem desprezível; é um problema de custo, tributação e eficiência", diz Nuno Fouto, diretor do Provar (Programa de Administração de Varejo).

Para Marcio Pochmann, presidente do Ipea, há ainda um fator subjetivo que torna "o de fora melhor que o nosso" por conta da herança colonial e do fechamento do país às importações: "O 'made in Brazil' ainda não tem o mesmo peso para algumas pessoas".

"Preço baixo é um apelo irresistível para o brasileiro, que tem uma veia consumista", diz Vera Rita de Mello Ferreira, psicóloga especialista em economia.

'PERSONAL SACOLEIRA'

Guia turística especializada em compras, Cristiane Barrientos cobra US$ 180 para ajudar brasileiros a achar pechinchas nos outlets da Flórida. Há três anos, atendia brasileiros do eixo Rio-São Paulo, interessados em compras para a família. No ano passado, seu público se ampliou: atende pessoas de todo o país que compram artigos para revender. "Não é para uso; é para vender mesmo. Gastam no mínimo US$ 1.000 por dia. O que eles procuram? Marca, marca, marca. No Brasil, custa uma fortuna."

Grávida de seis meses, a advogada Carol Bottino queria comprar um carrinho de bebê que custava R$ 4.500 no Brasil. Pesquisou na internet e achou o mesmo modelo por US$ 500 em Miami. "Com o dinheiro do carrinho no Brasil, paguei a minha passagem e a do meu marido e ainda voltei com o carrinho."

Para mobiliar a casa em Porto Alegre, o consultor gaúcho Sérgio Torres comprou cubas de pia para a cozinha por 30% do preço no Brasil e cadeiras Philippe Starck por um quarto do valor. "Levo tudo na mala. Mesmo pagando volume extra, compensa."

"Faz cinco anos que não compro roupa no Brasil", disse Carlos Gustavo, 36, auxiliar de cartório. Nas férias, ele compra artigos que revende com ganho de até 100%.

"Eles [americanos] ficam chocados com o tanto que a gente gasta. Mas absurdo é o preço no Brasil", disse Neusa Koga, 58, comerciante.


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>