Economia
13/11/2008 08:15 - Renda do trabalho perde espaço
Apenas em 2011 o rendimento do trabalho deve voltar a ter a mesma participação na renda nacional que tinha em 1990, de 45,4%. A perspectiva consta do estudo "Distribuição Funcional de Renda no Brasil: Situação Recente", divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Segundo o estudo, de 1990 a 1996 o rendimento do trabalho perdeu participação relativa no total da renda do país (-15,2%). Entre 1996 a 2001, registrou-se crescimento de 5,4% da parcela do rendimento do trabalho na renda nacional. De 2001 a 2004, houve nova queda (-3,1%). Numa quarta fase, a partir de 2005, houve expansão de 4% da parcela do rendimento do trabalho na renda do país.
.O período em que a renda nacional mais evoluiu foi de 2005 a 2007, de acordo com o estudo, devido "ao crescimento do mercado interno e das exportações". A média anual de crescimento foi de 4,2% no período, enquanto nos períodos de 1990-1996, 1996-2001, 2001-2004 a renda nacional cresceu em média, 3,2%, 1,9% e 3,2%, respectivamente.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País