Economia
26/12/2011 12:15 - Classes C/D/E estão dispostas a pagar por itens 'de prestígio'
O MAIOR PODER DE COMPRA PERMITIU O ACESSO DAS CLASSES C/D/E A PRODUTOS ANTES CONSIDERADOS SUPÉRFLUOS
Há quase dez anos teve início uma discussão global a respeito do consumo na base da pirâmide, época em que os professores Prahalad e Hammond escreveram um livro provocativo sobre o tema.
Pesquisas recentes no Brasil mostram que vários dos pontos por eles preconizados estão se concretizando.
Com a economia mais sólida, as classes C/D/E ganharam poder de compra disparando uma cadeia de efeitos positivos do ponto de vista de qualidade de vida e dos negócios. Isto criou um círculo virtuoso no mercado.
Como qualquer consumidor, as classes C/D/E possuem necessidades e desejos que, antes, não eram atendidos. O incremento no poder de compra permitiu o acesso das famílias a uma nova gama de produtos, de alimentação a entretenimento, antes considerados excessos ou supérfluos.
Passaram a realizar sonhos de consumo aspirados há anos e, por vezes, considerados impossíveis.
Essa acessibilidade alcançou o emocional desses consumidores, principalmente aqueles que ascenderam para o que ficou conhecido como a nova classe média.
As classes C/D/E chegam a representar quase 80% da população brasileira e 55% da renda agregada nacional, segundo dados do IBGE e da Pnad. Atentas às mudanças do hábito de consumo, as empresas perceberam oportunidades. Os estudos de marketing mostram que esses consumidores estão dispostos a pagar por qualidade e por marcas de prestígio.
Isso promoveu o desenvolvimento de canais de distribuição e produtos alinhados às necessidades desses consumidores.
As empresas descobriram que a demanda dessas classes passou a ser relevante e uma alternativa interessante de crescimento.
Com as oportunidades em mente, sociedade e empresas precisam estar atentas aos desafios de políticas e estratégias de negócios que serão necessárias no futuro para permitir que esse círculo continue virtuoso.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País