Economia
01/12/2011 09:55 - Crise externa deve frear os gastos dos gaúchos para o Natal
Os consumidores gaúchos pretendem comprar, em média, 6,1 presentes neste Natal, destinando R$ 406,00 para esta finalidade. A intenção de gastos para este ano se assemelha ao valor utilizado pelos consumidores no Natal de 2010. Na opinião do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, isso ocorre pela incerteza do cenário internacional e pela cautela no comprometimento a longo prazo. "O Brasil está passando por um processo de desaceleração, o que faz com que as pessoas ajam de forma mais conservadora, evitando compras que comprometam a sua renda durante um grande período de tempo", aponta o presidente.
Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Fecomércio-RS para diagnosticar a intenção dos consumidores para as compras natalinas. Foram entrevistadas 384 pessoas em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Ijuí, principais cidades de cada uma das cinco macrorregiões do Estado.
Com relação ao número médio de presentes a serem comprados - 6,1 - o levantamento indicou que as mulheres comprarão mais. Enquanto elas manifestam a intenção de adquirir 6,6 unidades, os consumidores do sexo masculino dizem que vão comprar, em média, 6,2 presentes.
Na análise quanto ao número médio de presentes por classe social, os integrantes da classe A pretendem comprar um maior número de presentes (9,7), seguidos pelos da classe B (7,7). No entanto, os consumidores da classe D (5,9) pretendem adquirir uma quantidade levemente maior do que as da classe C (5,7). Já os pertencentes à classe E manifestaram a intenção de comprar uma média de 4,5 presentes.
O levantamento da Fecomércio-RS mostra que, quanto às intenções de gastos individuais, a maior concentração de respostas (14,1%) está na faixa entre R$ 251,00 e R$ 300,00. A segunda maior concentração, com participação de 13,3%, situa-se entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Em termos de gênero, os homens gastarão mais (R$ 425,98, em média) do que as mulheres (R$ 393,37, em média), e como comprarão menos itens, deverão ter um presente médio (R$ 80,73, em média) mais caro do que o dado pelas mulheres (R$ 61,85, em média).
Ao analisar o comportamento dos consumidores da principal cidade de cada uma das cinco macrorregiões do Estado, a pesquisa apontou que Santa Maria tem a maior intenção de gasto médio, com R$ 472,66. Pelotas aparece na segunda posição, com intenção de R$ 414,80, seguida por Caxias do Sul, onde os consumidores devem gastar uma média de R$ 410,15 com presentes. Porto Alegre figura na quarta posição, com gasto médio de R$ 403,82, e Ijuí em último, com a intenção de gasto de R$ 324,74.
Os tipos de presentes com maior frequência nas respostas de intenção de compra são vestuário (78,4%), brinquedos (46,9%), calçados (30,2%), perfumes/cosméticos (6,5%), eletroeletrônicos (5,5%), celular (5,2%), artigos de decoração (3,6%), CDs/DVDs (2,6%), bicicletas (2,3%) e relógios/joias (2,1%). Quanto ao local onde serão realizadas as compras de Natal, a grande maioria (78,4%) vai buscar as lojas do centro das cidades. Os shoppings são o segundo local mais citado (12,5%), seguidos pelas lojas de bairro (8,6%) e camelôs ou centros populares de compras (6,3%).
Em relação às formas de pagamento, 62,8% responderam que devem pagar à vista pelas compras de Natal e 36,2% a prazo. Entre os consumidores que disseram optar pelo pagamento a prazo, a maior concentração de respostas se dá entre 4 e 6 parcelas (52,5%), seguidas pelo parcelamento de 1 a 3 vezes (36,7%), mais de 10 vezes (6,5%) e, por fim, de 4 a 5 vezes (4,3%). Sobre o uso do 13º salário, as compras de presentes foram citadas por 46,6% dos entrevistados, seguida pelo pagamento de contas do mês (41,4%) e poupar (37%).
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País