Economia
07/11/2011 09:23 - Mais consciente, consumidor reduz gasto em período incerto
O Natal do ano passado apresentou resultados excelentes e, de acordo com alguns varejistas, poderia ter sido melhor se houvesse produtos disponíveis.
Diversos aspectos contribuíram com o resultado, como políticas governamentais, eleições e Copa do Mundo.
Ao longo de 2011, entretanto, o quadro se alterou. Observamos significativa elevação do endividamento do brasileiro, flutuações no câmbio, alta da inflação e redução na expectativa de crescimento da economia do país.
É difícil prever o quanto tais mudanças afetarão o comportamento do consumidor no Natal.
O que observamos são forças contrárias moldando esse comportamento, sinalizando ora redução ora crescimento no consumo.
De um lado, a retração no volume de encomendas do varejo, baseada nos resultados do Dia da Criança, indica um Natal de cautela.
Talvez porque os consumidores estão absorvendo as alterações no cenário, evitando assumir compromissos em período de crescentes incertezas, principalmente no âmbito global.
Do outro, o final do ano, marcado pelas confraternizações, simboliza um rito de passagem e mudança que, para muitos, deve ser celebrado com fartura e abundância.
Nessa direção, a injeção do 13º salário contribui de forma substancial para o aquecimento das vendas. É difícil determinar qual será o resultado do confronto dessas forças. O saldo, independentemente do volume de vendas, é positivo.
O consumidor, aos poucos, adquire consciência e aprende a lidar com um novo contexto, em novas condições de consumo.
O varejo também aprende a trabalhar com um novo consumidor, e assim o mercado evolui. Podemos esperar um Natal com bom desempenho, mesmo que inferior ao de um ano atrás.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País