Economia
09/08/2011 09:38 - Cresce parcelamento no cartão
Ritmo de crescimento das compras financiadas é maior que das compras à vista no plástico
Dividir as compras em várias prestações no cartão de crédito tem sido a forma de pagamento escolhida por muitos consumidores nos primeiros seis meses deste ano. Apesar da menor representatividade, as transações parceladas cresceram em um ritmo maior, 19,89% (de 289,2 milhões para 346,8 milhões), do que as feitas à vista, que subiram 16,26% (de 1,2 bilhão para 1,4 bilhão) no período de janeiro a julho deste ano em comparação com igual período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Isso porque os preços dos produtos e serviços aumentaram e o consumidor continuou com as suas obrigações, como gastos com alimentação, transporte, moradia, educação, e consequentemente, sobrou menos dinheiro para comprar outras coisas, o que aumentou a necessidade pelo crédito. Mas a Abecs não espera alteração para o gasto médio parcelado no cartão em julho (o dado ainda não foi consolidado), que deve continuar em R$ 274, o mesmo valor de julho de 2010. Para a Abecs, o avanço das compras parceladas é uma tendência, principalmente por conta das classes C, D e E. Segundo a associação, o mercado já percebeu o potencial desses consumidores, justamente os que pretendem usar o financiamento.
Para o vice-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-SP) e professor do Insper, José Dutra Vieira Sobrinho, o consumidor deve tentar pagar integralmente a fatura para não cair nos altos juros da modalidade, cuja taxa média é de 10% ao mês.
Caso a pessoa pague só 15% de uma fatura de R$ 1 mil, o saldo para o próximo mês será de R$ 850 mais os juros, que somam R$ 85. "É preciso organização e cuidado com os prazos longos. Pode ter um mês que você não comprou nada, mas a fatura vai mostrar parcelas de produtos comprados anteriormente", diz Sobrinho.
A dica é, sempre que possível, pagar à vista e pedir desconto. Nas lojas dos shopping centers é mais difícil conseguir abatimentos. Por outro lado, nas compras de eletroeletrônicos e no comércio de rua, o desconto pode ser negociado, explica Dutra. Pela internet, o pagamento via boleto bancário oferece desconto de 5%.
A compra com cartão faz parte da rotina de muitos brasileiros. É o caso do gráfico Carlos Eduardo Gomes, de 42 anos, que tem oito cartões de crédito. "Antigamente, você ia comprar com dinheiro e conseguia um bom desconto. Hoje, o pagamento à vista só dá 5% de desconto", reclama Gomes, que consegue pagar o valor integral de todas as faturas e só divide compras de valores altos.
A promotora de vendas Jamile Alana Lima, de 20 anos, também prefere o plástico. "Só parcelo valores maiores, como no caso dos meus dois notebooks e faço, no máximo, cinco prestações."
Cansado de pagar juros, o administrador Diego Lima, de 23 anos, decidiu se desfazer do par de cartões que usava para comprar roupas, calçados e abastecer o carro. "Usei até a semana passada, mas quebrei os dois porque pagava juros demais. Não tinha dinheiro para fazer nada, nem para sair."
Veículo: Jornal da Tarde - SP
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País