Economia
26/07/2011 11:24 - Indústria investe em design contra produto importado
Entidades de classe dos setores mais prejudicados pela enxurrada de importações, principalmente chinesas, se uniram para tornar o produto brasileiro mais competitivo no mercado internacional, apesar da valorização cambial e da forte concorrência do gigante asiático.
A principal estratégia do grupo formado por Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Estilistas (Abest) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é dar prioridade ao design e à exploração de conceitos genuinamente brasileiros aos produtos nacionais para atrair o interesse de consumidores estrangeiros.
Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, conta que a formação do grupo começou a ser pensada há alguns anos, quando os setores calçadista e de tecidos começaram a registrar perda de terreno no mercado doméstico e externo para produtos chineses. "A parceria vale para agregar valor no desenvolvimento do produto, na prospecção de mercado e na promoção comercial fora do país."
A dirigente da Assintecal diz que a competição com os produtos chineses no mercado internacional deve ser fundamentada na qualidade dos produtos. "Não temos condições de concorrer em preço, seria regredir. Vamos agregar valor para vender mais, usando diferenciais que nos favorecem, como o design brasileiro, o que a nossa cultura oferece. Isso chama a atenção do estrangeiro", explica Ilse.
Cristine Kopschina, coordenadora de marketing internacional da Abicalçados, acrescenta que a unificação dos setores é apoiada por órgãos oficiais, como a Apex e o Sebrae. O objetivo das entidades de classe e dessas agências governamentais é criar um sistema de comércio exterior focado na moda brasileira.
"Nos Estados Unidos e na Europa já existe rejeição a uma grande variedade de itens 'made in China'. Queremos aproveitar esse espaço para vender produtos com a nossa referência. Vamos deixar de copiar a moda italiana ou francesa para apostar na linguagem brasileira. Há mercado para isso, e os chineses não conseguem competir com a originalidade dos produtos brasileiros", avalia Cristine.
As parcerias interssetoriais para estimular as exportações brasileiras serão discutidas no evento Inspiramais, que ocorre a partir de hoje no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A feira também terá exposição de produtos a clientes estrangeiros.
Um dos primeiros resultados práticos de toda essa articulação das entidades é a negociação comercial entre empresas brasileiras presentes ao evento e a rede americana Macy's, que conta com 800 lojas de departamento. A cadeia estuda encomendar peças de vestuário e calçados fabricados no Brasil para as temporadas de moda do inverno 2012 e verão 2013.
"A vinda ao Inspiramais tem como foco a pesquisa de materiais, o conhecimento dos produtos brasileiros e a negociação comercial. O mercado de componentes, como couros, sintéticos, pedrarias e fivelas, interessa à Macy's. A rede pretende fazer uma ação especial de materiais e produtos brasileiros em suas lojas", diz Ilse.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País