Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

11/07/2011 08:38 - Lojas do hipercentro vendem menos

Consumidor endividado com a compra de bens duráveis deixou de adquirir os produtos de menor preço.

 

Endividado por utilizar o crédito facilitado para a compra de bens duráveis, o consumidor das classes D e E deixou de adquirir também artigos mais baratos. Essa é a análise de varejistas do centro de Belo Horizonte, que registraram queda nos negócios durante o primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do exercício passado.

 

Na Magazine Diniz, que possui seis lojas de utilidades de plástico para cozinha e banheiro, foi registrada queda de 25% nas vendas. O fraco resultado obrigou a empresa a repassar aos preços o aumento de 20% praticado pelos fornecedores. Além disso, ela demitiu 35 dos 129 empregados, para equilibrar as contas.

 

Segundo o proprietário da rede, César Diniz, o uso maciço do crediário para aquisição de eletrodomésticos e automóveis, incentivado nos últimos anos por medidas governamentais, explica a situação pela qual passa o setor. "A facilidade para comprar causou endividamento e agora vemos esses consumidores sem condições de pagar, tendo até mesmo que devolver os produtos", comenta.

 

Outra loja da região que fechou os primeiros seis meses de 2011 com queda nos negócios foi a Favorita Calçados. Segundo a gerente, Joelha Pereira, alguns feriados atrapalharam as vendas, por desviar o dinheiro dos consumidores para outros produtos e serviços.

 

Apesar de desvincular a política de crédito do governo federal do resultado negativo, a funcionária não acredita que as novas medidas macroprudenciais possam reverter a situação. "Elas vão afetar a venda de carros. Mas, no nosso caso, torcemos para que as baixas temperaturas contribuam para os negócios, já que no período frio que tivemos recentemente o tíquete médio chegou a R$ 200", diz ela, sem revelar o percentual de redução nas vendas durante o primeiro semestre.

 

Na avaliação do presidente da Associação dos Comerciantes do Hipercentro de Belo Horizonte, Pedro Bacha, a estratégia adotada pelo governo para superar a crise financeira internacional, reduzindo impostos e facilitando a compra de automóveis, eletrodomésticos e imóveis, não foi adequada. De acordo com ele, os reflexos negativos aparecem agora com clareza. "Quando estão endividadas, as pessoas deixam de comprar uma camisa, ou comer uma pizza", exemplifica.

 

Bacha, que também é proprietário da loja de roupas Marina, lembra que na sua empresa o Natal de 2010 foi pior, em termos de vendas, do que o de 2009. E que nos três primeiros meses de 2011 os negócios foram muito fracos. Nem mesmo a retomada verificada em abril e maio animou o empresário, já que ela foi anulada pelos resultados de junho. "Como o frio acabou, esperamos queda de 60% nas vendas", afirma o presidente da associação, que teme prejuízo ainda maior. "Tenho como estratégia ganhar com o giro de mercadorias, praticando preços baixos", explica.

 

Nem mesmo as últimas medidas de restrição ao crédito e o aumento dos juros contribuíram para aquecer os negócios dos varejistas do hipercentro, que ainda fazem previsões pessimistas. A Magazine Diniz, por exemplo, planeja novas demissões para o segundo semestre.

 

Para César Diniz, as mudanças na política econômica atendem às necessidades do governo, mas não chegam perto dos anseios dos empresários e da população. "As pessoas precisam mais de gêneros de primeira necessidade. O que resolveria o problema seria a redução dos impostos, mas não acreditamos que ela virá", diz.

 

Segundo Bacha, no cenário atual, as grandes empresas conseguem melhores vantagens e negócios e remetem os recursos para o exterior. "Se o dinheiro não circula nos mercados locais, nossos clientes consomem menos. Não tenho esperança de dias melhores", afirma.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>