Economia
22/04/2011 12:10 - Produtos do Mercosul perdem importância entre os países do bloco
A importância dos produtos importados dos parceiros do Mercosul é menor do que era há dez anos para três dos quatro países do bloco.
Apenas a Argentina registrou crescimento na porcentagem de produtos comprados dos vizinhos desde 2001: de 29% para 34%, de acordo com a Associação Latino-Americana de Integração e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe.
Os motivos para a queda no Brasil, no Paraguai e no Uruguai são distintos, segundo o cientista político da Universidade Federal Fluminense Thiago Rodrigues.
"O Brasil diversificou seus parceiros comerciais, enquanto o Uruguai tem se aproximado dos Estados Unidos, e o Paraguai, de Taiwan", diz Rodrigues.
Mesmo no caso da Argentina, a tendência é que os produtos do Mercosul percam em importância nos próximos anos, diz o advogado Felipe Herzog, especialista em comércio internacional.
"O governo argentino tem adotado diversas medidas para diminuir o deficit comercial, principalmente com o Brasil", diz Herzog.
Em 2010, o comércio bilateral foi favorável ao Brasil em US$ 4,1 bilhões.
Para Rodrigues, o papel do Mercosul é menos influente do que se imaginava quando foi criado. "Mas o Brasil não pode abrir mão do Mercosul, porque é um facilitador da relação com a Argentina."
Veículo: Folha de S. Paulo

Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País