Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

11/04/2011 10:48 - Dia das Mães incrementa as vendas do comércio

Lojistas demonstram otimismo. 

 

O aumento do emprego e da renda da população, bem como a oferta do crédito, está entre os principais fatores que têm elevado otimismo dos lojistas de Belo Horizonte com relação às vendas para o Dia das Mães. De acordo com a sondagem de opinião divulgada na última sexta-feira pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 81,3% os lojistas da Capital apostam em superação das vendas realizadas em igual data de 2010. Este é o melhor índice apurado nos últimos cinco anos.

 

"Além desses motivos, podemos citar ainda o apelo emocional e comercial da data. Considerada a segunda melhor data para o comércio, o Dia Das Mães gera oportunidade de negócios para as atividades comerciais direcionadas ao público feminino, o que justifica o otimismo por parte dos comerciantes", explicou a coordenadora do Departamento de Economia da entidade, Silvânia de Araújo.

 

O estudo revelou também que 16,2% dos entrevistados esperam repetir o resultado do ano passado e apenas 2,6% estão pessimistas quanto às vendas no atual exercício. Dos lojistas que esperam vender mais, 45,7% projetam uma expansão entre 10% e 20% na comparação com o ano passado. Já 28,3% acreditam em um aumento entre 20% e 50%.

 

Na avaliação de Silvânia de Araújo, apesar do otimismo, não existe euforia em excesso em relação à segunda melhor data comemorativa para o varejo, já que "poucos empresários acreditam em aumento de vendas acima de 50% frente às realizadas em igual data do ano passado".

 

O principal motivo das vendas apontado pelas pessoas ouvidas é o apelo emocional, com participação de 23,8%. Em seguida, estão a confiança das pessoas na economia (21,5%), o lançamento de produtos (18%) e preços menores e mais atrativos (18%).

 

Preparação - Diante disso, até a data da realização do estudo - no período de 10 a 17 de março -, 48% dos lojistas entrevistados responderam que já estavam preparados para a comemoração da data; 35,9% dos empresários disseram não estar preparados e 16,1% haviam sequer realizado os pedidos.

 

A pesquisa também constatou que os principais motivos que podem fazer com que os clientes deixem de ir às compras são o endividamento (45,7%), percepção da inflação (18,9%), concorrência acirrada (12,5%), juros maiores nos financiamentos (11,9%) e preços dos produtos mais altos (11%).

 

Como forma de impulsionar as vendas, os empresários devem adotar uma série de estratégias. A realização de promoções foi o item mais citado pelos lojistas, com 18,9% das respostas. Já 16,6% irão apostar na diversificação do mix de produtos, enquanto 13,8% acreditam na importância da visibilidade da loja e vão investir em decoração.

 

"Neste sentido, preço, estoque e atendimento atuarão como pilares para criar um ambiente de compras saudáveis, atrativos e que garantam os resultados superiores aos registrados em 2010", lembrou.

 

A sondagem revelou ainda que 40,4% dos empresários pretendem formar preços diferenciados da concorrência no Dia das Mães. Neste aspecto, para oferecer preços competitivos a medida mais citada foi oferecer descontos, de acordo com 29% dos entrevistados. Outros 27,2% irão negociar com os fornecedores. Já 24,9% irão apostar em artigos de giro mais rápido para dinamizar o fluxo de caixa e 13% reduzirão suas margens de lucro.

 

Em relação à forma de pagamento que mais deverá ser utilizada na data, o cartão de crédito parcelado foi mencionado por 84,6% dos comerciantes. O pagamento por meio de cartão de crédito, porém, rotativo, apareceu logo atrás, com 7,3%. Já o pagamento à vista, através de dinheiro, com 6,5% das respostas veio logo depois; enquanto o pagamento com cartão de débito foi escolhido por 1,6% dos entrevistados.

 

Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>