Economia
31/03/2011 11:53 - Varejo projeta venda firme para o ano todo
O varejo brasileiro desenha para 2011 ritmo similar ao do bom crescimento do ano passado, quando as empresas de alguns segmentos dispararam em lucratividade e o número de lojas subiu. Só a área de shopping centers deve superar R$ 100 bilhões este ano, ante o faturamento de R$ 93 bilhões visto no ano passado. Além disso, pela primeira vez o interior terá a maior abertura de novos empreendimentos, ante as capitais. Até 2013 serão investidos cerca de R$ 6,331 bilhões em 124 novos centros de compras no País - a maioria no sudeste.
Segundo Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), este já era um processo esperado pelas construtoras que acompanham o aumento inflacionado dos terrenos nos principais pontos comerciais do País. "As grandes cidades estão congestionadas de empreendimentos e o preço do metro quadrado está elevado", diz. Hoje, saem na frente em novos malls a BRMalls, que prevê 40 shoppings em dois anos, e a Aliansce, com 26 centros de compras. Multiplan, Grupo Jereissati, General Shopping e Sonae Sierra variam de 11 a 15 novas unidades cada uma, estima a entidade.
Outro ramo que impressiona é o supermercadista, pois as 20 maiores redes cresceram 20,1% ano passado, ao somar R$ 115,8 bilhões, conforme dados da Nielsen. No total, o faturamento do setor foi R$ 200,1 bilhões - 13,9% a mais do que em 2009, com destaque não só à venda de alimentos, mas à atuação diversificada: eletroeletrônicos, medicamentos, itens para o atacado e combustíveis, além de fast-food.
Na venda pela internet, a briga aumenta, com a Nova Pontocom, que une operações do Grupo Pão de Açúcar e nasce como vice-líder no Brasil, com faturamento de R$ 2,7 bilhões, em 2010. Ela segue a B2W e pequenos comerciantes, para quem pretende prestar serviços de e-commerce.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País