Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

04/03/2011 10:30 - Consumo cresceu ao ritmo de 10% ao ano

Porém, há sinais de desaceleração causada por inflação, juros altos e redução do crédito

 

O consumo das famílias foi o grande destaque do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010, tanto em termos do resultado do último trimestre quanto do relativo ao ano de 2010. Mas já há indícios de que o brasileiro começa a puxar o freio de mão na hora de ir às compras neste início de ano por causa do aumento da inflação, da alta dos juros e da redução na oferta de crédito.

 

No quarto trimestre do ano passado em relação aos três meses imediatamente anteriores, o consumo das famílias cresceu 2,5%, equivalente a um ritmo anualizado de 10,4%, já descontadas as influências sazonais do período. Ante o quarto trimestre de 2009, a expansão do consumo das famílias no último trimestre do ano passado foi de 7,5%. Em 2010, o consumo das famílias cresceu 7%, o recorde da atual série das contas nacionais, iniciada em 1996.

 

O consumo das famílias, responsável por 60,6% do PIB em 2010, está crescendo há sete anos seguidos, e há 29 trimestres consecutivos. Os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) notam que, em 2010, o consumo foi impulsionado por uma elevação de 8,2% da massa salarial real, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME, que abrange as seis principais regiões metropolitanas). Além disso, houve um crescimento nominal de 17,6% no crédito à pessoa física com recursos não direcionados do sistema financeiro.

 

Desaceleração. O forte ritmo do consumo no último trimestre de 2010 já é motivo de preocupação de analistas. Para uma corrente de mercado, é um sinal de que a demanda está desacelerando bem menos do que o sugerido por outros indicadores, como o da produção industrial nos últimos meses.

 

Um indicador que aponta o desaquecimento do consumo dos brasileiros neste início de ano é o Índice de Consumo das Famílias (ICF) paulistanas apurado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). Pelo segundo mês consecutivo, em fevereiro, o índice registrou queda de 3,8% na comparação com o mês imediatamente anterior. Segundo o indicador, houve uma retração do consumo das famílias acumulada de 7,4% no primeiro bimestre em relação a dezembro último.

 

Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomércio-SP, explica que a retração do índice, que é composto por sete variáveis, ocorreu especialmente por causa do recuo de 15,2% no nível atual de consumo das famílias de janeiro para fevereiro, o maior recuo mensal desse item desde de setembro de 2009, quando o indicador começou a ser apurado.

 

"Como os alimentos ficaram mais caros e a oferta de crédito diminuiu, o consumo corrente do brasileiro recuou", diz. Para calcular o indicador, são consultados mensalmente 2.200 consumidores na capital paulista.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>