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07/02/2011 10:02 - China vende mais caro para o Brasil, diz consultor americano

Segundo Paul Midler, brasileiros desconhecem funcionamento da cadeia produtiva chinesa

 

China aceita fabricar produtos a preços mais baixos para os Estados Unidos e, com isso, consegue copiar modelo

 

Consultor de dezenas de pequenas e médias empresas estrangeiras que se aventuram na China, o americano Paul Midler adverte: o Brasil está pagando mais pelo mesmo produto do que outros países por desconhecer como funciona a cadeia produtiva do seu principal parceiro comercial.

 

Segundo Midler, as empresas chinesas aceitam fabricar para companhias americanas a preços mais baixos para ter acesso a modelos de produtos que podem ser depois exportados a países de regiões periféricas, como o Brasil e países africanos.
Em 2009, Midler publicou "Poorly Made in China" (Malfeito na China), um relato bastante pessimista, ainda que bem-humorado, sobre como funciona a indústria de exportação chinesa. Leia, a seguir, trechos da entrevista concedida à Folha:


 
Para o Brasil é mais caro

 

Os EUA são um dos mercados mais baratos do mundo, e isso é uma grande ironia da economia global. Os cidadãos mais ricos do planeta pagam menos por seus produtos, e essa é uma das razões por que as pessoas de países mais pobres viajam para comprar.
Uma pequena garrafa de sabonete líquido que custa US$°1 é vendida por US$ 2 e US$ 3 em outros países. Por diversos motivos, a mesma garrafa poderia ser vendida por US$ 5 no Brasil. Alguns diriam que esses preços mais altos se devem a tarifas, outros apontam corrupção.

 

Mas esses preços podem estar ligados a redes de abastecimento ineficientes. As fábricas chinesas estão reconhecendo a oportunidade de vender seus produtos a um preço mais alto e estão priorizando lugares como o Brasil.

 

Brasil repete EUA

 

Há algo com o comércio entre China e Brasil que se assemelha ao comércio com os EUA uns dez anos atrás.
Estamos agora vendo muito mais pequenos e médios importadores brasileiros chegando à China. Não falo do grande negócio, mas de pequenos "jogadores" que acabam de descobrir que é fácil fazer uma conexão com uma fábrica chinesa.

 

Sucesso chinês

 

Há muitas razões pelas quais estamos todos comprando produtos feitos na China.
Um motivo é que as fábricas chinesas facilitam para os compradores. Outra razão é que elas oferecem "barreiras baixas para entrar". As fábricas chinesas dão engenharia grátis. Elas embalam. Elas dizem para os clientes: "Apenas me dê uma amostra e nós faremos".

 

Uma das grandes diferenças é que as quantidades mínimas para um pedido caíram tanto que se pode começar um negócio na China com apenas US$ 25 mil [R$ 42 mil]. Antes, eram necessários milhões de dólares. Essa barreira menor significa mais pessoas vindo para a China.

 

Problema da qualidade

 

Ainda temos grandes escândalos de qualidade saindo da China, eu espero que isso continue ocorrendo.
A razão é que ninguém realmente quer discutir todos os problemas. Os chineses querem ignorar a situação, e a imprensa ocidental não ajuda ao escrever sobre os trens-bala e os produtos mais excepcionais em fabricação na China.

 

Há obviamente bons e maus produtos, mas é perturbador ver esses tipos de falha de qualidade. Há uma negligência de segurança em demasiados ângulos. E a solução política tem sido reuniões entre os principais agentes de segurança do consumidor americanos e os funcionários de segurança chineses.
Eu trabalho nessas fábricas, e a atitude com relação à qualidade não tem mudado.

 

 

Veículo: Folha de S.Paulo

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