Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

04/11/2010 11:04 - Como grupos familiares planejam o futuro

Empresas familiares, com faturamento anual acima € 5 milhões, tiveram mais facilidade para superar a crise econômica mundial e estão melhor estruturadas para enfrentar a concorrência. A conclusão é de uma pesquisa desenvolvida pela PricewaterhouseCoopers (PwC), que envolveu mais de 1,6 mil empresas em 35 países das Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

 

"A boa surpresa é que as empresas familiares estão se preparando melhor e seguindo para um caminho de estruturação. No Brasil, elas serão um ponto de alavancagem da economia, já que são grandes empregadoras", diz Carlos Mendonça, sócio da PwC Brasil.

 

O estudo mostrou que 77% das companhias têm formulado planos de negócios para o futuro. Das 100 empresas brasileiras que participaram da pesquisa, 81% foram afirmativas nesta questão. A frequência da revisão desses planos também é importante: mais da metade dos executivos afirmou ter revisto as estratégias nos últimos seis meses.

 

Os investimentos em melhorias na gestão e governança se mostram como um dos principais focos das empresas familiares brasileiras para melhorar a competitividade. No Brasil, 82% das companhias pretendem investir nessa área. No mundo, essa fatia é de 33%. Segundo Mendonça, no Brasil, os investimentos em maior transparência, geralmente, vêm acompanhados da intenção de crescimento, servindo para facilitar a obtenção de recursos em bancos ou para conquistar parceiros, como fundos de private equity.

 

Por outro lado, a pesquisa revelou que um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas familiares está no momento de contratar e reter mão-de-obra especializada, inclusive nos países desenvolvidos, já que as grandes companhias, com fortes planos de carreira, muitas vezes são mais atraentes. No Brasil, 94% dos entrevistados pretendem investir em recursos humanos e treinamento. No plano global, esses investimentos fazem parte dos planos de 67% das empresas.

 

"Outra questão difícil é atingir o equilíbrio entre a empresa familiar e a profissionalização. Nem sempre os filhos são os mais indicados para uma determinada função executiva, por exemplo", observou Mendonça. Pode surgir, por exemplo, um profissional que mereça ser alçado a uma posição de comando, mas por não ser da família, acaba sendo subutilizado. Esse tipo de postura pode desestimular os funcionários da companhia.

 

A sucessão é outro desafio. Grande parte dos entrevistados ainda não escolheu seu sucessor, nem tem um plano de sucessão para as funções mais importantes, de nível executivo. "Mas a questão sucessória é essencial para a perenidade da empresa", alertou Mendonça.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>