Economia
22/10/2010 11:59 - Após crise, consumidor está mais seletivo e indústria volta a lançar
Feira em Paris, encerrada ontem, mostrou lançamentos como biscoitos de legumes e "pérolas" de trufas que imitam caviarApós dois anos difíceis, a indústria de alimentos retoma o apetite pela inovação, como atestou o Sial (Salão Internacional da Alimentação), encerrado ontem em Paris com sinais de otimismo. Após ter focado nos artigos clássicos e com preços mais baixos nos mercados da Europa e dos Estados Unidos durante a crise, os fabricantes aceleram o lançamento de novidades.
A área na feira batizada de Tendências e Inovação mostrou lançamentos como biscoitos de legumes (nos sabores de cenoura e beterraba); cristais de óleos essenciais orgânicos para cozinhar, aromatizados com manjericão, cardamomo e hortelã; e "pérolas" de trufas que imitam caviar. "O número de produtos apresentados pelos industriais no Sial registrou um aumento espetacular de 25% em relação ao evento anterior, em 2008", diz Valérie Lobry, diretora-geral da feira que reuniu 5,7 mil expositores de 106 países.
Na França o número de lançamentos do setor em 2009 havia caído 15%, segundo a consultoria especializada XTC World Innovation. A queda continuou no primeiro semestre deste ano, com redução de 3%, mas as novidades começaram a reaparecer no segundo semestre. Para Xavier Terlet, presidente da XTC, elas devem retomar, até o início de 2011, o mesmo ritmo de 2008.
Inovações permitem à indústria crescer em novos mercados. Se nas economias ricas a retomada do setor ainda é considerada tímida, fabricantes europeus e americanos consideram que nos países emergentes o potencial dos lançamentos é enorme. "A crise acelerou a globalização. Mercados como o da Índia se abrem aos novos produtos", diz a diretora do Sial.
Segundo a Associação Nacional das Indústrias de Alimentos, da França, os fornecedores de alimentos do país resistiram melhor à crise do que as demais áreas da indústria. Esse setor representa 74% do total das exportações francesas.
Produto novo exige investimento e, em geral, demora mais para sair da prateleira do que a mercadoria já conhecida. Segundo analistas, na crise, os supermercados franceses preferiram privilegiar suas marcas próprias, mais baratas e rentáveis. Esse movimento ajudou a limitar o número de lançamentos dos grupos industriais.
O comportamento do consumidor diante da gôndola também mudou. Após apertar o cinto nos últimos dois anos, tornou-se mais seletivo e passou a exigir a relação "custo/benefício" quando avalia um produto extra no carrinho do supermercado - uma das tendências do setor agroalimentar mundial apontadas no Sial deste ano.
"O produto muito clássico, intermediário da linha, não faz mais sucesso. O consumidor se tornou mais crítico e divide seu orçamento em função do benefício esperado. Ele pode escolher produtos em promoção e artigos sofisticados. Tudo depende da circunstância", informa a XTC. Segundo a consultoria, as grandes tendências no setor de alimentos, tomando por base a percepção do consumidor, se dividem em cinco eixos: produtos que evocam prazer, ligados à saúde, à aparência física ou mental, à praticidade e a questões éticas, como o respeito ao ambiente.
A indústria nos países ricos não hesita em privilegiar certos segmentos, como comunidades religiosas e adeptos de modas culinárias. A "hipersegmentação" é tendência em mercados maduros, como o da França.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País