Economia
21/10/2010 10:19 - Governo estende defesa contra triangulação de produto asiático
As medidas de defesa comercial contra a triangulação de mercadorias importadas começaram a valer ontem. Com isso, o governo pretende impedir que produtos fabricados na China passem, antes de entrar no Brasil, por outros países para driblar limitações de comércio.
A medida chamada de antidumping da triangulação foi anunciada em agosto, mas só entrou em vigor ontem porque faltava o governo definir as regras de investigação.
Na prática, o Ministério do Desenvolvimento vai estender para países intermediários a defesa comercial aplicada ao país onde a mercadoria foi produzida.
Na triangulação, os produtos fabricados na China passam por outros países asiáticos onde uma nota fria é emitida. Assim, o produto chega ao Brasil como se tivesse sido fabricado neste terceiro país e não fica sujeito aos limites de cotas ou impostos mais altos do antidumping.
Um dos setores que mais sofre com a prática é o de calçados, segundo a Camex (Câmara de Comércio Exterior).
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País