Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

20/10/2010 11:56 - Classe C se tornou a nova vedete do consumo

Desigualdade com as famílias de maior renda ainda não foi reduzida. 


 
A aumento do poder aquisitivo das famílias pertencentes à classe C ainda não reduziu as desigualdades de consumo na comparação com o comportamento das famílias de maior renda, mas já sinaliza uma equiparação na aquisição de determinados tipos de produtos. A informação é do diretor do Instituto Ver, Malco Camargo, responsável por uma pesquisa sobre hábitos de consumo nas classes A, B, C e D, encomendada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

 

"A migração das famílias das classes E e D para a classe C ainda não foi suficiente para diminuir a distância em relação ao consumo praticado pelas famílias das classes A e B", explicou. Segundo ele, o objetivo do levantamento é apontar as características e a capacidade de consumo dessa nova parcela da população, além de comparar as diferenças existentes no comportamento de consumo das diferentes classes sociais.

 

"Com quase metade da população inserida dentro dessa parcela, a classe C virou a nova vedete do consumo e o nosso objetivo é apontar quais são os seus hábitos", explicou. O levantamento ouviu 546 pessoas em Belo Horizonte, entre os dias 2 e 5 deste mês, sendo 233 integrantes da classe C, cujas famílias possuem renda entre R$ 933,00 e R$ 1.391,00 (valores referentes a 2008) e que hoje representam cerca de 49% da população da Capital.

 

Na avaliação do diretor do Instituto Ver, a pesquisa apontou a existência de uma proporção no consumo entre alguns produtos comprados pelas duas classes. "O produto símbolo desse processo de ascensão do consumo da classe C é o contrafilé", ressaltou Camargos. O levantamento mostra que 40% dos entrevistados compraram o produto nos últimos 30 dias. Dentre os entrevistados da classe A, este corte de carne foi adquirido por 49% dos entrevistados, contra 42% dos consumidores da classe C.

 

Classes A e C já se equiparam no consumo de determinados tipos de produtos
Outros produtos atestam essa equiparação no consumo entre as classes, de acordo com o levantamento, como iogurte, apontado por 65% dos consumidores da classe A, contra 60% dos consumidores da C; o leite fermentado, com 36% dos consumidores da faixa de consumo mais alta apontando o produto, ante a 28% dos consumidores da classe C.

 

Apesar disso, o levantamento mostra que há grandes diferenças quando se compara o consumo das famílias da classe A com aquelas posicionadas na menor faixa de renda. Enquanto 26% dos consumidores da faixa mais alta declararam comprar cereal matinal, na classe C foram apenas 4% dos entrevistados. O azeite também integra a lista de 50% das famílias da classe A, contra apenas 18% das famílias de mais baixa renda.

 

Um dos principais itens da cesta básica, o arroz foi um dos produtos onde o consumo da classe D superou o da camada de mais alta renda, com 71% dos consumidores da classe A confirmando a aquisição do produto, contra 83% dos entrevistados pertencentes à classe de menor poder aqusitivo. Outro produto que sinalizou para uma equiparação no consumo das classes A e D foi o sabão em pó, onde 90% consumidores da classe D compraram o produto, frente 84% dos consumidores da classe A.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>