Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

06/10/2010 10:23 - Classe C ainda tem 'caixa' para consumir

Pesquisa do Ibope revela que 9,5 milhões de pessoas que fazem parte desse estrato social querem comprar um carro nos próximos 12 meses

 

A capacidade da nova classe média, a classe C, de assumir novas dívidas não se esgotou, apesar do grande avanço do consumo registrado nos últimos anos. Pesquisa do Ibope Mídia revela que 9,5 milhões pessoas que fazem parte desse estrato social pretendem comprar um automóvel novo ou usado nos próximos 12 meses. A classe C reúne um contingente com renda mensal familiar entre R$ 600 e R$ 2.099.

 

Além de carro, os planos de consumo da nova classe média incluem a compra da casa própria. Segundo a enquete, que ouviu 20 mil pessoas dessa camada social entre fevereiro de 2009 e janeiro deste ano nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e o interior de São Paulo, do Sul e do Sudeste do País, 19% dos entrevistados querem comprar imóvel nos próximos seis meses.

 

"O crédito imobiliário tende a crescer de forma absurda. Vai triplicar nos próximos três ou quatro anos", afirma Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia e responsável pela pesquisa.

 

Ela destaca que a classe C corresponde hoje à metade da população brasileira ou 100 milhões de pessoas. A amostra da enquete, isto é, na população urbana das regiões metropolitanas pesquisadas e no interior de São Paulo, do Sul e Sudeste, retrata o desejo de consumo de 32 milhões de pessoas de 12 a 64 anos.

 

Dora observa que a intenção da classe C de dar passos importantes no curto prazo, como comprar uma casa ou um carro, é sustentada pelo otimismo que esse estrato social mantém em relação ao futuro. De acordo com a pesquisa feita em 2009, metade dos entrevistados acreditava que a sua situação econômica estaria melhor neste ano. Na pesquisa de 2005 que projetava a situação para 2006, esse índice era de 40%.

 

A pesquisa mostra dois resultados curiosos que revelam um comportamento de consumo diferente do que se pressupõe para essa nova classe média. O primeiro é que a maioria dessa população (61%) não gosta de ter dívidas. Eles compram a prazo por uma questão de necessidade.

 

Outro dado relevante é que 65% planejam a compra para bens de grande valor. Dora observa, no entanto, que essa não é atitude do consumidor de classe C no caso de produtos de menor valor. "29% dos entrevistados se declararam consumidores impulsivos quando vão ao supermercado", diz ela.

 

Shoppings. Outro paradigma quebrado pela enquete é a preferência desse consumidor pelas lojas de rua. Mais da metade, 60% dos consumidores da classe C 1 e 53% da classe C2, fizeram compras em lojas de rua nos últimos 12 meses. Dora pondera que esse consumidor vai ao shopping para passear, mas realiza as compras em lojas de rua.

 

Com relação a aspectos qualitativos e gerais do perfil dessa nova classe média, Dora destaca que se trata de uma população mais jovem em relação às classes mais abastadas e composta em sua maioria por afrodescendentes, exceto nos Estados do Sul.

 

A presença da mulher como responsável pela família e com mais poder de decisão sobre o consumo é marcante: 32% das mulheres são chefes de família na classe C, ante 25 % na A/B.

 

QUEM É E O QUE PRETENDE A NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA

 

Perfil
- É mais jovem que as classes A e B.
- A maioria é afrodescendente, sendo 41% em Salvador e 22% em Brasília. Esse resultado não é válido para os Estados do Sul. - Os homens vivem menos que as mulheres.
- As mulheres têm mais responsabilidade sobre a família, sendo 32% delas como chefes de famílias na classe C, ante 25% nas classes A e B.
- 27% da classe C está acima do peso, ante 31% das classes A e B.

 

Planos
- 9,5 milhões planejam comprar um automóvel novo ou usado nos próximos 12 meses.
- 19% pretendem adquirir a casa própria nos próximos seis meses.

 

Comportamento
- 61% não gostam de contrair dívidas e compram a prazo por necessidade.
- 65% planejam as compras quando vão adquirir itens de grande valor.
- 60% da classe C1 e 53% da C2 compram em lojas de rua

 

Perspectivas
As classes C, D e E vão crescer 8% ao ano até 2013, o dobro das classes A e B

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>