Economia
23/09/2010 12:15 - Confiança do consumidor volta a bater recorde
Índice da FGV teve alta de 0,7% em setembro e é o mais alto dos últimos cinco anos
Impulsionada por uma avaliação favorável da economia brasileira, a confiança do consumidor bateu recorde pela segunda vez consecutiva e atingiu o nível mais alto dos últimos cinco anos. É o que mostrou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), com alta de 0,7% em setembro, taxa idêntica à apurada em agosto.
Embora a variação não tenha mudado entre um mês e outro, o nivel do indicador, calculado numa escala entre 0 e 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o otimismo do consumidor) atingiu 121,7 pontos em setembro, a maior pontuação da série histórica do ICC, iniciado em setembro de 2005.
Na prática, a conjuntura econômica atual ajudou a formar uma mentalidade de confiança na cabeça do consumidor. "Sobre mercado de trabalho e sobre a situação da economia em geral, o consumidor nunca teve uma avaliação tão favorável, desde 2005", resumiu o coordenador de Sondagens Conjunturais da fundação, Aloísio Campelo.
Com isso, a taxa de variação do Índice de Situação Atual (ISA), um dos dois subindicadores que formam o ICC, saltou de 0,7% para 3,5% de agosto para setembro.
Eleições. Campelo observou que o mercado de trabalho tem apresentado resultados favoráveis nos últimos meses. No entanto, este ano também teve mais uma influência benéfica: o período eleitoral, que gerou mais empregos temporários. Isso eleva a renda do consumidor, provocando uma melhora no humor do brasileiro.
Além disso, o economista destacou que a inflação, de maneira geral, não assusta tanto o consumidor como no passado - com exceção do brasileiro de baixa renda, que agora sofre mais com a alta nos preços dos alimentos. Tanto que a projeção de inflação do consumidor para os próximos 12 meses, pesquisada pela Sondagem das Expectativas do Consumidor (cujas respostas são usadas para cálculo do ICC) caiu de 6,2% para 6% de agosto para setembro, a menor estimativa desde março de 2008 (5,9%).
Porém, as expectativas do consumidor brasileiro caíram em setembro. O Índice de Expectativas (IE), o outro subindicador que ajuda a formar o ICC, caiu 1,1% em setembro, após avançar 0,7% em agosto. Segundo Campelo, as eleições não tiveram nenhuma influência no resultado. Ele acrescentou que as expectativas para as finanças familiares continuam positivas para os próximos meses.
Campelo comentou também que as expectativas de compras de bens duráveis ficaram relativamente estáveis em setembro. Embora a fatia de consumidores que pretendem comprar mais bens duráveis nos próximos meses tenha caído de 16,5% para 15% de agosto para setembro, a parcela de pesquisados que informaram intenção de comprar menos também caiu, de 26,5% para 25,5% no mesmo período.
Expectativas
121,7 pontos foi a pontuação do Índice de Confiança do Consumidor em
setembro, com crescimento de 0,7% em relação a agosto
6,2 %
era a expectativa do consumidor para a inflação dos próximos 12 meses em agosto
6 %
é a expectativa em setembro
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País