Economia
10/08/2010 10:28 - Vendas para Dia dos Pais crescem 6,9%
A oferta de crédito e a queda da temperatura na última semana impulsionaram as vendas no varejo nacional para o Dia dos Pais. O Indicador de Atividade do Comércio, elaborado pela empresa de análise econômica Serasa Experian, registrou alta de 6,9% na semana de 2 a 8 de agosto, ante o período equivalente do ano passado (3 a 9 de agosto). O resultado foi o maior da série histórica do índice, calculado desde 2002, e respondeu às expectativas do mercado, que aguardava um crescimento superior aos 2,2% observados em 2009. As vendas do comércio apenas no fim de semana do Dia dos Pais (6 a 9 de agosto) tiveram crescimento ainda mais expressivo, de 7,7% em relação ao ano passado, a maior alta desde 2005 (11,9%).
Os economistas da Serasa Experian atribuem o resultado histórico à maior oferta de crédito no primeiro semestre e ao clima frio. "O parcelamento facilitou o pagamento e a temperatura estimulou bastante as vendas de vestuário", apontou Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da empresa, para quem a queda do nível de desemprego e o avanço da renda aumentaram também a atividade comercial no período. De acordo com ele, as compras de última hora impulsionaram o resultado do indicador. Almeida pondera, contudo, que em 2009 a economia enfrentava ainda alguns desdobramentos da crise financeira mundial, "o que formou uma base fraca de comparação com 2010."
Na cidade de São Paulo, o indicador da Serasa Experian registrou crescimento de 5,4% nas vendas na semana do Dia dos Pais e de 2,2% apenas no final de semana em relação aos períodos equivalentes de 2009. No ano passado, os crescimentos dessas vendas na cidade foram de 1,5% e 2,4% ante 2008, respectivamente.
O indicador da empresa tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da entidade. A Serasa realiza por dia uma média de 4 milhões de consultas e tem 400 mil clientes diretos.
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País