Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

06/10/2008 10:06 - Mais cartões na praça, mais gente sem pagar a conta

Mais cartões de crédito nas mãos de consumidores e descontrole nos gastos. Essa combinação tem sido fatal para o orçamento de muita gente. Os números comprovam: dos 39 milhões de novos cartões que chegaram ao mercado este ano no Brasil, 17 milhões (43, 5% do total) foram emitidos por redes varejistas - são os chamados private label, cartões de crédito que levam a bandeira da loja. E na esteira desse crescimento, subiu também a inadimplência.

 

Na capital paulista, pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que 23% dos inadimplentes estão endividados nos cartões de loja e rede. Em setembro do ano passado, eles representavam apenas 9% dos casos.

 

“Temos observado que o descontrole financeiro é uma das principais justificativas para a inadimplência, motivo citado por 17% dos entrevistados”, ressalta Emílio Alfieri, economista da ACSP. “Com a proliferação dos private label, o consumidor pode adquirir um monte de cartões e perder a noção de suas compras, já que elas estarão dispersas em várias faturas”, diz Alfieri.

 

Para o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, quem aceita ter o cartão de uma rede, em geral, já apresenta maior propensão ao endividamento. “Como uma das principais vantagens desse cartão é o parcelamento da compra em prazo mais extenso que o normal, quem adquire um private label já o faz pensando em dividir o pagamento em muitas vezes.”

 

Cerbasi também avalia que grande parte desses consumidores tende a não pagar o valor integral da fatura na data prevista. “Como a maioria das lojas não cobra anuidade pelo cartão, o lucro vem justamente dos juros pagos por quem atrasa o pagamento e entra no rotativo. Elas contam com isso”, diz.

 

Luís Staub, diretor-presidente da Financeira Itaú CBD (FIC) e responsável pela gestão dos cartões private label de redes como Pão de Açúcar, afirma que a inadimplência em sua carteira é baixa. Mas garante que o principal atrativo dos cartões de loja é mesmo o parcelamento estendido. “Na compra de um eletroeletrônico, por exemplo, com um cartão normal é possível parcelar em no máximo seis vezes sem juros. Com o cartão da loja, pula para 12 vezes sem juros”, garante.

 

Jovens

 

A pesquisa da ACSP mostra que a inadimplência geral - não só de quem se endivida com cartões - está concentrada entre os mais jovens (entre 21 e 30 anos). “É um público que está começando a vida adulta, não tem muito controle das finanças e quer comprar tudo muito rápido. Por isso, é natural que fiquem inadimplentes”, diz Alfieri. “E são justamente os mais novos que eliminaram os pagamentos com cheque e só usam cartão, por acharem mais prático.”

 

É o caso da publicitária Camila Feola Oliveira, de 26 anos. Consumidora compulsiva - e assumida -, ela só faz compras no cartão. “Além do cartão de crédito normal, tenho quatro de loja”, diz. “Eles dão muitas vantagens na compra. Mas é muito fácil se atrapalhar com os pagamentos, ainda mais no caso dos cartões em que você só pode pagar a fatura se for até a loja.”

 

Veículo: Jornal da Tarde

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>