Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

29/07/2010 09:02 - Classe C mudou o perfil do líder, diz consultor

Especialista em gestão de talentos afirma que o mercado exige novas competências

 

Os líderes de sucesso no mundo empresarial, até pouco tempo atrás, eram aqueles capazes de comandar planejamentos estratégicos assertivos que vislumbravam o mercado anos à frente.

 

Com esse planejamento, conseguiriam gradualmente adaptar as companhias às novas demandas de clientes ou consumidores.

 

Para o especialista em desenvolvimento humano e desempenho organizacional Alexandre Prates, o conceito do líder estrategista com tempo suficiente para compreender as mudanças dos consumidores mudou.
"O novo perfil do consumidor, especialmente da classe C, tem exigido mudanças mais rápidas das empresas e isso tem pressionado os líderes a desenvolver novas competências", diz.

 

Fundador e diretor do Instituto de Coaching Aplicado, o ICA, Prates passa parte do mês viajando pelo país para detalhar aos executivos as novas características desejadas pelas empresas. Leia trechos da entrevista. (CF)


 
Novas características

 

O líder do passado era o que fazia o planejamento estratégico e mandava executar. O de hoje é o que participa da execução. Surge o líder servidor, que acompanha semanalmente as pessoas, oferece sua orientação, mas que cobra resultados. Mas é aquele que às vezes precisará dar um tapa na mesa para definir a autoridade.

 

Equipe motivada
Os bons funcionários hoje não seguem uma empresa ou mesmo o líder. Eles se comprometem com a causa desse líder e dessa empresa.

 

Necessidades empresariais
O que não pode faltar é a visão de longo prazo e hoje essa é uma das principais deficiências. Um líder com visão de longo prazo, e que consegue manter a equipe motivada, consegue obter bons resultados mesmo nos momentos de pressão.

 

Classe C
O perfil do consumidor mudou e o líder precisou adquirir visão de mercado muito grande. A classe C tirou o líder da zona de conforto e mostrou que ele precisa ser mais flexível. Há necessidade de visão de mercado e capacidade de desenvolver colaboradores numa velocidade muito maior do que antes.

 

Ação rápida
Criou-se uma pressão por agilidade em marketing e desenvolvimento de produtos para que as empresas pudessem dialogar melhor com esse público.O orientador para essa nova estratégia é o novo líder, que está engajado.

 

Escolas de negócio
A experiência acadêmica e as palestras de coaching não substituem a experiência prática. O líder é formado no mercado, no chão de fábrica.

 

Bons líderes
Um dos que mais admiro é o criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Questionado sobre a razão de não vender o Facebook por US$ 1 bilhão, disse que seu propósito era criar o futuro da internet, e que isso ia além do valor. Esse é um bom modelo de líder.

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>