Economia
20/07/2010 09:53 - Brasileiro gasta mais com prestações
Comprometimento da renda de 26,3% em maio pode atingir o recorde de 28% em dezembro, apesar da alta dos juros, aponta estudo
2O comprometimento da renda das famílias brasileiras com o pagamento de dívidas, tanto de parcelas do crediário de lojas como de financiamentos com bancos, é crescente nos últimos meses, apontam pesquisas com consumidores e estudos de consultorias privadas. E, mesmo com uma parcela maior da renda empenhada com prestações, o consumidor não desiste de assumir novos empréstimos.
É que as perspectivas favoráveis para o crescimento do emprego e da renda e, especialmente, os prazos longos de pagamento dos financiamentos dão tranquilidade para ele "encaixar" mais prestações no orçamento familiar.
Um estudo da Tendências Consultoria Integrada com base nos dados do crédito para pessoas físicas acompanhado pelo Banco Central (BC), exceto financiamentos imobiliários, e os rendimentos do trabalho e da Previdência, apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, em maio, o comprometimento da renda mensal com prestações atingiu 26,3% e aumentou 0,5 ponto porcentual em relação ao mesmo mês de 2009.
Em março, o comprometimento correspondia a 25% da renda; em abril foi para 25,9%. "Nos nossos cálculos, esse indicador deve atingir 28% em dezembro deste ano", prevê Alexandre Andrade, economista da consultoria. Se a estimativa se confirmar, será o maior nível de empenho da renda com prestações já alcançado desde o início da série, em janeiro de 2003. O recorde anterior foi batido em novembro de 2008, quando o indicador chegou a 27,1%.
"Uns falam que o limite de comprometimento da renda mensal com prestações de lojas e bancos é 25% e outros 30%", observa o economista da Associação Comercial de São Paulo(ACSP) Emílio Alfieri. Andrade, da Tendências, diz que 30% de limite do empenho da renda mensal com dívidas é padrão de outros países.
Mais dívidas. Outra pesquisa confirma que o brasileiro está, a cada dia, com uma parcela maior da renda comprometida com o pagamento de crediário de loja. No mês passado, as famílias paulistanas empenhavam 15% da renda só para quitar prestações do carnê. Essa fatia é quase o dobro da registrada no terceiro trimestre de 2009 (8%), aponta Pesquisa Trimestral sobre Intenção de Compra no Varejo, feita pelo Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administraçãoe a Felisoni Consultores Associados.
A enquete, que ouviu 500 consumidores de todos os estratos sociais, revela que o resultado de junho foi a segunda maior marca em três anos. Na série da pesquisa, iniciada no primeiro trimestre de 2008, o pico do comprometimento do orçamento familiar com o crediário foi entre janeiro e março, quando essa participação foi de 16%. Em 2008 e 2009, as prestações do crediário não chegavam a comprometer 10% da renda das famílias.
Esse comportamento contraria, até agora, a expectativa de mercado de redução no volume total de empréstimos às pessoas físicas em razão da alta dos juros, iniciada pelo BC em abril.
"O cidadão não vê desemprego, a renda é crescente e os prazos de pagamento são muito longos. Por isso, ele fica mais propenso a assumir novos financiamentos", afirma o diretor de Estudos e Pesquisas do Provar, Nuno Dias Fouto. Ele observa também que a forte competição entre as grandes redes de varejo, oferecendo parcelamento a perder de vista e sem juros, coloca mais combustível no crédito, achatando os encargos financeiros e alongando prazos.
Na semana passada, por exemplo, a rede Extra de hipermercados parcelava em 18 meses, sem acréscimo no cartão da empresa a compra de itens de informática, de áudio e vídeo. A Casas Bahia, por sua vez, oferecia parcelamento em dez vezes sem juros no cartão de crédito e financiamento em 24 vezes, com juros variáveis, no cartão próprio.
"Hoje vivemos uma situação bastante singular, com muita confiança na economia, prazos longos e uma grande inércia no crescimento", afirma a economista do banco Santander Luiza Rodrigues. Esses fatores, espelhados em vários indicadores, levam os consumidores a assumirem novas dívidas, apesar dos efeitos do ciclo de alta dos juros iniciado pelo BC para reduzir o consumo.
Inadimplência. Segundo ela, a taxa básica de juros, hoje em 10,25% ao ano, "ainda é expansionista". O impacto da elevação da Selic no ritmo de atividade tem efeito defasado e, na sua opinião, só deverá ter reflexos no consumo e no aumento dos índices de inadimplência no segundo trimestre do ano que vem.
Luiza ressalta que o consumidor deixaria de comprar a prazo ou de pagar em dia as prestações assumidas, se perdesse o emprego. E esse não é o cenário que ele vê pela frente, observa. Além do aumento das contratações, a economista lembra que os reajustes salariais deste ano devem superar a inflação, o que dá mais condições para as famílias irem, sem medo, às compras financiadas.
"Os dados correntes de inadimplência ainda apontam queda ou estabilidade, mas logo mais deverão começar a subir", prevê o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges. Ele explica que o risco de calote cresce com o maior comprometimento da renda que pode ocorrer tanto por meio do aumento do saldo de empréstimo contratado quanto pela alta dos juros pagos. Outro risco, adverte, está associado à perda de dinamismo por parte do mercado de trabalho. "Hoje, observamos todos esses riscos em elevação."
O economista diz que a taxa de desemprego com ajuste sazonal, embora ainda num nível baixo, subiu em maio e deve ter aumentado novamente em junho, passando de 6,8% em abril para 7,3% em junho. E os juros também estão em rota ascendente.
Prazo mais longo de pagamento neutraliza alta do juro na parcela
Com apenas uma prestação adicional, valor da mensalidade cai 7,2%, segundo simulação feita pelo Santander
O milagre de esticar a renda e fazer com que mais prestações se encaixem no orçamento, apesar da alta dos juros, tem nome: prazo longo de financiamento. Uma simulação feita pela economista do banco Santander Luiza Rodrigues demonstra que é possível anular a alta do juros ampliando em apenas um mês o prazo do financiamento.
Para demonstrar esse mecanismo, Luiza usou dados reais do Relatório de Crédito do Banco Central (BC) e tomou como exemplo a compra de um televisor de LCD por R$ 2 mil.
Em março, antes da alta da taxa básica que ocorreu em abril, quando os juros médios mensais eram de 1,8%, a prestação da TV financiada em 12 vezes era de R$ 186,80. Até janeiro 2011, se a Selic subir para 13% ao ano ou 2,1% ao mês, a mesma TV financiada em 12 vezes terá parcela de R$ 190,28 ou 1,86% maior.
Nas contas de Luiza, com essa nova taxa de juros de 2,1% ao mês e um prazo de financiamento de 13 meses, é possível ter uma prestação até menor do que os planos de financiamentos anteriores. A nova prestação no plano em 13 vezes é de R$ 176,40. Esse valor é 7,2% menor em relação à prestação de R$ 190,28 do financiamento com juros mais elevados e 5,6% abaixo da mensalidade cobrada antes da elevação dos juros ( R$ 186,80).
"O prazo mais longo neutraliza o aperto monetário e a venda de TVs pode até aumentar", diz a economista. Ela pondera, no entanto, que o prazo maior pode comprometer o orçamento nos meses subsequentes à compra.
Em maio, o prazo médio das operações de crédito para pessoa física era de 515 dias, de acordo com os últimos dados do BC. No mês anterior, estava em 509 dias. "A confiança na economia faz aumentar o prazo. Mas, exceto nos imóveis, não vejo espaço para alargamento excessivo", observa Luiza.
Bráulio Borges, economista- chefe da LCA Consultores, também considera que atualmente a alta dos juros está sendo neutralizada pelo aumento do prazo. Também nos seus cálculos, baseados nos dados do BC, o aumento de um ponto porcentual nos juros cobrados dos empréstimos para pessoa física, seria necessário um aumento no prazo médio de 22 dias corridos, a fim de manter o comprometimento mensal da renda.
Cálculos
R$ 186,80
é o valor da prestação de uma TV parcelada 12 vezes antes da alta dos juros
R$ 176,40
é o valor da parcela de uma TV financiada em 13 vezes depois da elevação da taxa de juros
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País