Economia
14/06/2010 10:11 - Pesquisa aponta ganho em 14 dos 17 setores
Apenas as áreas de papel e gráfica, coque, refino de petróleo e álcool e fumo pioraram em relação ao 1º trimestre de 2009
Os ganhos de eficiência foram generalizados entre a grande maioria dos segmentos da indústria brasileira. De um total de 17 ramos industriais analisados pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), só três não conseguiram aumentar sua produtividade no primeiro trimestre de 2010, comparado com igual período do ano passado - papel e gráfica; coque, refino de petróleo e álcool, e fumo.
Em compensação, o aumento da produtividade chegou a dois dígitos em 11 setores. Em produtos de metal (exclusive máquinas), o salto foi de 42,1%.
Puxada pela indústria automobilística, a produtividade na fabricação de meios de transporte aumentou 20,2% em relação ao primeiro trimestre de 2009.
O setor contou com a ajuda do governo federal, que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros para manter o consumo aquecido. O benefício vigorou de dezembro de 2008, auge da crise, até março deste ano.
Com a demanda das montadoras em alta, a empresa de autopeças Elring Klinger conseguiu aumentar em mais de 40% a sua produtividade, mesmo tendo de ampliar em 20% o quadro de funcionários este ano. A empresa abriu 40 postos de trabalho e emprega hoje 300 pessoas, número superior ao que tinha em setembro de 2008.
"Entramos na crise revendo todas as maneiras de produzir, de forma a sermos ainda mais eficientes", conta o diretor-presidente da Elring Klinger do Brasil, Hans Eckert. Segundo ele, a empresa decidiu investir este ano R$ 17 milhões para ampliar em 20% sua capacidade de produção.
Devagar. Em setores mais atingidos pelos efeitos recessivos da crise, o processo foi mais complicado. No Grupo Orsa, fabricante de celulose, papel e embalagens de papelão ondulado - setor que é uma espécie de termômetro do ritmo de atividade -, a produtividade chegou a crescer 20% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
"O que esse número reflete é o aumento do volume de encomendas, pois estou com a mesma equipe e equipamentos que estavam ociosos no início do ano passado", diz o presidente do grupo Orsa, Sérgio Amoroso. "O nosso ganho de eficiência foi de 9%, que é quanto aumentou a produtividade em comparação com o primeiro trimestre de 2008."
Destaque. No setor de borracha e plástico, o aumento da produtividade medido pelo Iedi foi de 34,5%. "O setor é um dos que apresentam os melhores desempenhos, principalmente em segmentos voltados para a construção civil, embalagens para alimentos e bebidas e indústria automobilística", afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho.
"A produtividade aumentou porque hoje as empresas estão com nível de utilização da capacidade instalada próxima de 80% e mais enxutas em relação ao começo do ano passado, quando as vendas caíram e as fábricas ficaram ociosas", explica Roriz Coelho.
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País