Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

11/06/2010 10:31 - Brasil perde espaço em venda para China

Aumento das exportações brasileiras não acompanha ritmo da média das compras do seu principal parceiro

 

Nos EUA, aumento do superavit chinês fez crescerem pressões para que governo tome medidas contra o yuan

 

As vendas da China para o exterior cresceram expressivamente em maio, mostrando que seu comércio ainda não foi afetado pela crise na Europa. Para o Brasil, porém, as notícias não foram tão positivas, já que perdeu espaço no comércio com a China.
Tanto as exportações como as importações cresceram 48%, o que permitiu à China ter um superavit de US$ 19,5 bilhões -US$ 17,8 bilhões mais que em abril.

 

Esse aumento no superavit deve aumentar as pressões norte-americanas para que Pequim permita a valorização do yuan (a moeda chinesa), que está atrelado ao dólar desde meados de 2008, o que facilita as exportações do país asiático.

 

Com o Brasil, no entanto, os resultados são bem diferentes. As vendas de produtos chineses cresceram mais que o dobro da média global (110%), enquanto as exportações brasileiras para seu principal parceiro comercial não acompanharam o mesmo ritmo, avançando 25%.

 

Essa disparidade, ainda que não tenha tornado o comércio deficitário para o lado brasileiro, fez com que o país perdesse espaço nas importações chinesas. As vendas brasileiras representaram 2,3% de tudo que a China comprou nos cinco primeiros meses deste ano -essa participação era de 2,53% no mesmo período de 2009.
Até maio, o Brasil mantém superavit de US$ 4,2 bilhões com a China, valor que é 6% inferior ao registrado no mesmo período de 2009.

 

O Brasil compra da China principalmente produtos industrializados, como máquinas, motores e dispositivos de LCD. Já a venda brasileira é formada, em sua maioria por produtos básicos (minério, soja, frango etc.) e semimanufaturados (celulose).

 

MOTIVOS

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior, Roberto Segatto, a composição dos itens que o Brasil exporta para a China explica por que as vendas do país se aceleraram menos.

 

Isso porque, diz, a China não está mantendo o mesmo nível de estoque de produtos agrícolas e minerais devido em parte à crise Europa.
Ele afirma que a alta nas exportações é explicada em parte pelo dólar barato, que facilita a aquisição de itens chineses, como motores usados nos vidros de carros.
"Para produzir aqui, com a carga tributária perto de 40%, fica mais barato comprar da China."

 

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o problema principal nas relações comerciais é a desvalorização do dólar e não a da moeda chinesa.

 

Nos EUA, porém, a questão do yuan desvalorizado voltou ontem a ganhar força. O Senado ameaça aprovar lei que restringe as importações de produtos chineses.
O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, defendeu no Senado que o superavit da China com os EUA caiu pela metade e que as exportações americanas estão crescendo.

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>