Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

15/04/2010 11:04 - Varejo supera previsão e dispara 12,3%

Para reforçar a expectativa de mais um excelente ano para todos os segmentos varejistas, os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o desempenho do comércio em fevereiro, que registrou alta de 12,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, foram amplamente comemorados, pois nenhuma categoria registrou queda: ao contrário, todas tiveram crescimento de acima de 4,8%. Agora, redes e shopping centers começam a se preparar para o Dia das Mães, cuja previsão é ser melhor que os de anos anteriores. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), é esperado aumento de 7% das vendas na data, considerada a segunda melhor data comercial do ano.

 

Shoppings (malls) como o Centro Comercial Aricanduva, na zona leste da capital paulista, que é o maior shopping da América Latina, e o Central Plaza, também em São Paulo, esperam altas acima do mercado, de até 18%, e preparam campanhas para estimular ainda mais a data que só perde para o Natal em vendas.

 

No Shopping Central Plaza, a campanha de Dia das Mães, que dará brindes aos clientes, começa na semana que vem, e a alta esperada é de 18% das vendas em relação ao mesmo período do ano passado, devendo ocorrer ainda um crescimento de 10% do movimento de consumidores. Fábio de Sousa Médici, superintendente do mall, afirma que o desempenho já estava em bom patama: o primeiro trimestre registrou alta de 14% frente ao mesmo trimestre de 2009. "Os lojistas já estão com estoque e preparados, estamos vendo com bons olhos a data; em alguns dias, o Dia das Mães tem vendas maiores até do que o Natal", disse.

 

No caso do Centro Comercial Aricanduva, que inclui o shopping, um autoshopping e o Interlar, a campanha do Dia das Mães, na qual investem R$ 800 mil, deve começar no final de abril e deve contar com anúncios na TV e em jornais. De acordo com Marcos Sérgio de Oliveira Novaes, superintendente do empreendimento, que pertence ao Grupo Savoy, o primeiro semestre foi realmente melhor do que o esperado, o que eleva o otimismo para o Dia das Mães. "Estamos muito otimistas e esperamos uma alta de pelo menos 7% porque a base do ano passado foi alta. Mesmo com a crise econômica, 2009 foi bom; e este ano nem temos este problema", ressalta.

 

Ao DCI, o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, afirmou que historicamente o primeiro trimestre é o pior do ano, e este foi bom, "muito melhor do que o de 2009. Tivemos uma reunião com empresários do setor e eles repassaram bons resultados e boas expectativas para o calendário seguinte".

 

Com diversas condições favoráveis como taxas de juros acessíveis, importados com preços estabilizados, maior renda da classe C e contratações da indústria, o executivo acredita que o varejo de shoppings pode até crescer acima do projetado este ano, em que a previsão é de aumento de 12% nas vendas registradas no ano de 2009.

 

O presidente da entidade reforçou que a maioria dos comerciantes de centros de compras deve apostar em diferentes estratégias para atrair o consumidor ao seu estabelecimento, seja antecipando coleções de outono e inverno, no caso do setor de vestuário, que representa 50% dos lojistas de shopping, seja por meio de ações agressivas de marketing.

 

Supermercados

 

No setor de supermercados, que teve alta 11,5%, segundo o IBGE, e no de eletrodomésticos e eletrônicos, um dos que mais surpreenderam, com aumento de 22,2%, o Grupo Pão de Açúcar também já havia afirmado ao DCI que está otimista com o período. Segundo Hugo Bethlem, vice-presidente do grupo, a expectativa do comércio para a data é muito grande. Apesar de não revelar números, confirma que já sente o crescimento da procura por itens, principalmente da linha marrom e eletroportáteis. "Quando o ano é ruim as pessoas já ajudam sua mãe, e, quando o ano é positivo ajudam mais ainda. Acho que todo mundo vai dar presentes, coisas para ela curtir", disse.

 

Veículos

 

No setor automotivo, que cresceu 16% em fevereiro, não é diferente, e, mesmo com o fim da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas de veículos devem continuar a ter bom desempenho. No caso dos veículos importados, as altas são maiores e impressionam, pois, de acordo com 22 marcas afiliadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), em março houve crescimento de 245% frente a março de 2009: foram vendidas 8.716 unidades no mês passado, contra 2.526 veículos em igual período de 2009. Sobre o mês anterior, a alta foi de 60,7%. No primeiro trimestre de 2010, 198,3%, com 19.211 unidades emplacadas, contra 6.400 do primeiro trimestre do ano passado.

 

Os primeiros três meses do ano indicam excelente desempenho do setor varejista, que espera alta de até 18% nas vendas para o Dia das Mães. Segmentos como supermercados e veículos disparam no trimestre.

 

Veículo: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>