Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

24/09/2008 08:32 - Consumidor está mais confiante

Segundo FGV, índice cresceu 4,2% em agosto, sustentado por avaliação sobre mercado de trabalho

 

Mesmo com o acirramento da crise dos mercados internacionais, a confiança do consumidor brasileiro seguiu positiva em setembro, com alta de 4,2% ante agosto. O resultado deveu-se à boa avaliação da economia local e perspectivas otimistas em relação ao crescimento econômico e do mercado de trabalho. Os dados do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foram divulgados ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

No mês passado, a alta do índice foi de 6,2%, mas o resultado de setembro não indica arrefecimento da confiança, segundo o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV, Aloísio Campelo. Para ele, agosto teve alta forte demais, pois refletia um cenário de recuperação em relação a julho (quando o ICC caiu 4,9%). "Houve, em setembro, uma continuidade da recuperação da confiança do consumidor", disse.

 

O levantamento abrange entrevistas em mais de 2 mil domicílios, pesquisados em sete capitais. A coleta de informações para o ICC foi do dia 1º a 19 de setembro. Ou seja: apenas um terço do período delimitado para análise foi correspondente ao pico da crise financeira internacional. "Não há como saber realmente quanto o consumidor sentiu essa crise", disse o economista.

 

As analistas da consultoria Tendências, Ariadne Vitoriano e Cláudia Oshiro discordam da avaliação de Campelo. Para as especialistas, as incertezas em relação ao momento econômico interromperam a forte curva ascendente do otimismo do consumidor, que agora cresce a taxas menores.

 

Para a FGV, tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas em relação aos próximos meses tiveram bons resultados. O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual, que subiu 7,9% em setembro ante 9,3% em agosto, e o Índice de Expectativas, que cresceu 2,1% em relação a 4,6% em agosto.

 

O consumidor de baixa renda foi um dos que mais contribuíram para a taxa positiva. Entre as famílias com renda mensal de até R$ 2.100, o ICC subiu 9% em setembro ante agosto, a maior taxa entre as quatro faixas de renda analisadas. "Com a inflação dos alimentos arrefecendo, isso pode ter contribuído para a melhora do humor do consumidor mais pobre", avaliou Campelo.

 

TRABALHO

 

Outro fator que pode ter puxado para cima o resultado foi uma melhora na avaliação sobre o futuro do mercado de trabalho. Em setembro, 7,4% dos entrevistados avaliam que será mais fácil conseguir emprego, nos próximos meses. Em agosto, eram 5,5%. A parcela dos que acreditam em maior dificuldade na busca de emprego caiu de 72,7% para 65,2%, de agosto para setembro. "Foi a melhor avaliação para mercado de trabalho da série histórica da pesquisa (iniciada em setembro de 2005)", afirmou.

 

O economista, porém, faz uma ressalva: o consumidor parece mais cauteloso na compra de bens duráveis. A participação de entrevistados que devem comprar menor quantidade de bens duráveis nos próximos meses, subiu de 28,7% para 34%, de agosto para setembro.

 

Isso pode indicar um interesse menor por compras natalinas. "Não quer dizer que o Natal vai ser uma catástrofe em vendas. Mas podemos encontrar um consumidor mais cauteloso com presentes."

 

NÚMEROS

 

9% foi o crescimento da confiança do consumidor com renda familiar de até R$ 2.100
em setembro ante agosto
7,4% dos entrevistados acreditam que será mais fácil conseguir emprego nos próximos meses
2.100 pessoas foram entrevistadas pela FGV

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>