Economia
28/02/2023 14:23 - Confiança da Indústria para lançar produtos sobe 9,9% em 2022
Levantamento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil revela que Produtos Diversos e Vestuário lideram. Alimentos e Bebidas tiveram queda
São Paulo, fevereiro de 2023 - A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil acaba de anunciar a abertura dos dados referentes ao desempenho da indústria de transformação em 2022. Segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial as indústrias solicitaram 9,9% mais códigos de barras para lançar produtos no ano passado, se comprado ao ano anterior. Os pedidos ocorreram principalmente no segundo semestre, o que demonstra o resgate de um padrão de comportamento mais próximo do normal.
O índice é divulgado desde 2016 e mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil por meio dos pedidos de códigos de barras pelas indústrias. Sendo assim, antecede a própria produção industrial.
Na figura do gráfico é possível perceber que o segundo semestre concentrou maior número de lançamentos, o que fez com que a expectativa para esse ano seja ainda mais positiva.
Segundo Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, "no comparativo trimestral, é possível observar que os resultados do segundo e terceiro trimestres foram essenciais para o crescimento observado no ano". "O comportamento do índice ao longo de 2022 mostrou uma movimentação mais próxima da sazonalidade original do indicador, o que nos mostra um retorno aos padrões de normalidade."
Distribuição por regiões
Em quatro das cinco regiões brasileiras o índice de lançamento de produtos apresentou crescimento no acumulado do ano passado - Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste. A queda foi apontada apenas na região Nordeste, de 1,2%. Na avaliação trimestral, destacam-se as regiões Norte e Sudeste, com crescimento de 92% e 48,1%, respectivamente, no quarto trimestre de 2022.
Setores da indústria
Quanto aos setores da indústria analisados pela associação, os resultados também apresentaram crescimento no quarto trimestre. No resultado anual, dos setores avaliados apresentaram crescimento: Produtos Diversos (35,6%) e Vestuário (19,5%). O setor têxtil também apresentou crescimento, mas em menor volume (6,5%). Os setores de Alimentos e Bebidas, ainda que apresentando crescimento no quarto trimestre, acumulam redução de 11,2% e 15%, respectivamente.
Expectativa para 2023
O panorama positivo para 2023 é reforçado por outro levantamento da associação, que é a Taxa de Retração Industrial, um indicador criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos. Neste caso, a estatística é de que nos últimos 12 meses houve queda de 8,2% no indicador de que empresas encerraram seus portfólios de produtos. Em janeiro, menos 2,6% das empresas encerraram seus portfólios, quando se compara o resultado de dezembro de 2022. Ou seja, o cenário é de estabilidade na oferta de produtos e expectativa de novidades pela frente.
Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP