Economia
13/09/2022 10:41 - Cliente gasta o dobro no supermercado em relação às lojas online
Pesquisa mostra que atributos prevalecem na decisão do consumidor na hora das compras
Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 mudou a maneira como as pessoas consomem e, agora, com a alta dos preços, a relação dos brasileiros com o consumo se torna ainda mais complexa. Pensando nisso, a Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados.
Para isso, a companhia analisou 47 redes supermercadistas de porte nacional e regional, no varejo físico e digital. No total, mais de 10 mil consumidores foram entrevistados. O objetivo era entender a capacidade das empresas de atender às necessidades dos consumidores.
A Dunnhumby adotou um método proprietário, o IPcon. Ele reúne uma avaliação da conexão emocional dos clientes e a distribuição de seus gastos entre as empresas avaliadas. Nesse sentido, o estudo apontou que os brasileiros estão voltando a visitar mais lojas. Em um mês, o consumidor tem visitado 9,5 estabelecimentos diferentes. O número representa um aumento de 51%, na comparação com o ano passado em que a média era de 6,3.
Quando o assunto são os formatos visitados, o supermercado ainda é o campeão (84%), seguido pelos hipermercados (61%) e as mercearias ou minimercados (57%). Os atacarejos e canais online aparecem empatados com 41%. A pesquisa ainda trouxe um outro indício sobre o consumo digital.
No período de um mês, 83% dos entrevistados disseram ter comprado online. No entanto, os canais digitais reúnem ainda 37% dos gastos totais com os alimentos. Ou seja, apesar de quatro em cada cinco brasileiros terem comprado alimentos e produtos para casa online, isso representa apenas um terço de seus gastos.
A pesquisa indicou, ainda, os cinco pilares em que consumidores baseiam o seu consumo em um ranking. Confira:
1. Percepção de preço e promoção
Em um contexto de crise econômica e pressão inflacionária, o fator do preço e as promoções aparece como o mais dominante entre os consumidores. O estudo ainda indicou que, de modo geral, há espaço para as empresas melhorarem a percepção do consumidor a respeito de preço. As marcas mais associadas a esse atributo foram Lojas Americanas, Assaí e Guanabara.
2. Variedade e qualidade
Na sequência, o pilar de variedade e qualidade aparece como o segundo mais valorizado pelos consumidores. Aqui, são levados em conta atributos como disponibilidade, o tamanho do sortimento e a capacidade de ser um one-stop-shop, ponto único onde o cliente pode adquirir tudo o que deseja. Entre as marcas, o destaque ficou com Zaffari, Carrefour e Pão de Açúcar.
3. Experiência de loja
Na terceira posição aparece a experiência nas lojas como, por exemplo, a velocidade e facilidade do checkout, o atendimento e a ambientação da loja. Para os consumidores analisados, as marcas mais bem posicionadas com relação a experiência são Zaffari, Pão de Açúcar e Nordestão.
4. Sustentabilidade e impacto social
Abaixo de preço, qualidade e experiência, aparece a sustentabilidade e o impacto social. Nesse pilar, são considerados o compromisso da empresa com o meio ambiente, a oferta de produtos sustentáveis e impacto nas comunidades em que atuam. Pão de Açúcar, Nordestão e Zona Sul foram os mais citados pelos consumidores nesse sentido.
5. Relacionamento com o cliente (CRM)
Por fim, na lanterna, foi citado o CRM. Ou seja, o desenvolvimento de comunicações úteis e personalizadas, programas de recompensa e ferramentas digitais. O Pão de Açúcar, amis uma vez, foi um dos destaques, acompanhado de Carrefour e Mambo.
Fonte: Tais Farias, MM
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP