Economia
25/08/2022 16:53 - Em luta com a inflação, supermercados do Reino Unido tiram data de validade de alimentos
Varejistas dizem que consumidores podem testar produtos pelo cheiro e meios de comunicação sugerem consumo de alimentos vencidos; inflação chegou a 10,1% em julho
Os supermercados do Reino Unido estão eliminando gradualmente as datas de validade de uma série de itens perecíveis em favor do bom e velho julgamento dos consumidores. E, embora os varejistas digam que a medida economizará dinheiro dos clientes e reduzirá o desperdício, ela marca uma nova virada na dura batalha contra a inflação.
Asda, Co-Op, Morrisons, Waitrose, Tesco e Marks & Spencer anunciaram todos uma eliminação total ou parcial das datas de validade em determinados produtos, em alguns casos mudando-os para códigos escaneáveis monitorados pela equipe da loja, que pode recolher itens vencidos.
Morrisons estreou a tendência, removendo os indicadores de 90% de seu leite de marca própria, incentivando os compradores a testar o produto pelo cheiro. Asda foi a última a fazer a troca, eliminando as datas de validade de quase 250 frutas e vegetais frescos a partir de 1º de setembro.
A franquia de luxo Waitrose também está eliminando as datas de validade em quase 500 produtos, incluindo tubérculos e frutas a partir de setembro, enquanto a rival M&S está removendo-as de mais de 300 linhas de frutas e legumes em suas lojas.
Todas as lojas se comprometeram a reduzir o desperdício de alimentos em seus anúncios sobre a mudança na política de rótulos, com a Co-Op, que removeu o prazo de validade da sua marca própria de iogurte, citando o desperdício como o principal motivo.
Mas, embora as varejistas tenham buscado transformar a nova política em um passo ambientalmente consciente, a mudança ocorre em um cenário mais sombrio no Reino Unido, onde os meios de comunicação começaram a sugerir que os britânicos, sobrecarregados pela inflação, deveriam considerar o consumo de itens alimentícios vencidos.
Bloomberg
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP