Economia
11/08/2022 17:14 - Dia dos Pais deve movimentar R$ 8 bilhões em vendas
Pesquisa revela que 32% dos clientes estão dispostos a gastar mais de R$ 500
De acordo com uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com a participação das principais CDLs do Estado, neste ano, o Dia dos Pais deve movimentar cerca de 8 bilhões em vendas, gerando um acréscimo de 5% no volume de vendas. A data se tornou uma das principais datas do varejo no segundo semestre e, consequentemente, servirá de termômetro para o semestre.
No mesmo período do ano passado, o estado estava na expectativa de saída da fase emergencial e ainda não contava com a segurança de um bom desempenho nas vendas. Neste ano, sem restrições, o otimismo dos lojistas está ligado ao bom desempenho do varejo nos últimos meses, já que o varejo paulista apresentou um aumento de 24,8% nas vendas e somente no mês de junho, o setor demonstrou um acréscimo de 5,9%.
“Com os estabelecimentos abertos e funcionando normalmente, as datas comemorativas voltam a apresentar um bom desempenho de vendas, além do aumento no fluxo de pessoas. O Dia dos Pais é esperado por grande parte dos lojistas”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Ainda que nos últimos anos o varejo no digital tenha apresentado um bom desempenho, segundo a entidade, a maior parte do volume de vendas vai permanecer no varejo físico. De acordo com a pesquisa, cerca de 72% dos lojistas esperam que o comércio de rua e os shoppings recebam alta demanda. Bares e restaurantes também devem apresentar um cenário positivo, com um aumento de 15% no fluxo.
Já no cenário das vendas, o setor de vestuário e calçados deve apresentar o melhor desempenho, seguido do setor de eletrônicos. Com os bons índices do semestre, os comerciantes acreditam que, na hora da compra, além dos pais, os avós também devem ser presenteados na data.
Quanto gastar com o presente?
Uma pesquisa quantitativa online realizada com mais de duas mil pessoas entre os dias 20 e 24 de julho pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, aponta que 81,3% dos brasileiros querem comprar presentes para celebrar a data. De acordo com o levantamento, 32% estão dispostos a desembolsar um valor acima de R$500.
Em paralelo, 23,2% pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 250, enquanto 22,3% buscarão presentes com valor entre R$ 50 e R$ 100. O levantamento aponta ainda que 16,2% dos consumidores irão gastar valores entre R$ 250 e R$ 500 e 6,2% gastarão até R$ 50.
Quando comparado ao ano anterior, a pesquisa revela que 36,3% pretendem gastar menos neste ano, e 35% desejam gastar mais, seguido por 25,3% que preferem manter o mesmo valor, explica Marcelo Ramalho, CEO da Provu.
A pesquisa ainda mostra que não há muita diferença na preferência por compras em lojas físicas ou online. 50,6% pretendem recorrer ao e-commerce e o restante a espaços físicos. Quando perguntados sobre a forma de pagamento que preferem utilizar, 33,2% disseram cartão de crédito, 24,9% boleto parcelado, 21,7% optaram por dinheiro, 10,5% por PIX, 7,9% por cartão de débito e 1,5% boleto à vista.
Expectativas para o semestre
O Dia dos Pais marca o início do segundo semestre de vendas para o varejo e espera ainda que a Copa do Mundo atraia mais pessoas às lojas. A expectativa é de que, além da data, o Dia das Crianças e Black Friday, as lojas recebam uma demanda maior de compra.
“O varejo tem apresentado bons índices, o que ajuda na recuperação. Com o avanço na vacinação, podemos falar, na prática, de uma retomada do varejo. Esperamos que até o final do ano, as vendas se equilibrem com o último ano antes da chegada da pandemia, 2019”, finaliza Stainoff.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP