Economia
23/03/2022 10:53 - Inflação faz preço ganhar força na decisão de compra
Pesquisa mostra que, nos supermercados americanos, os números na etiqueta ultrapassaram aparência, frescor e saúde em importância na hora de escolher o que colocar no carrinho de compras
A aparência dos hortifrutis, seu aroma e frescor costumam ser os fatores decisivos na escolha de produtos nos supermercados americanos. Neste ano, entretanto, o aumento da inflação (que nos EUA chegou ao maior índice das últimas 4 décadas) fez com que os consumidores mudassem seu comportamento e passassem a valorizar ainda mais o preço na hora de escolher o que comprar.
Segundo o estudo 2022 Power of Produce, desenvolvido pelo FMI, 25% dos consumidores citaram o preço como principal fator na escolha de compra de produtos frescos. A seguir vieram a aparência (19%), benefícios à saúde (19%) e o nível de maturação dos produtos (15%).
Para 82% dos consumidores, o preço dos produtos nos supermercados teve um aumento significativo no quarto trimestre do ano passado. Com isso, 92% dos entrevistados mudaram sua abordagem ao escolher o que comprar na área de perecíveis dos supermercados. Pouco mais da metade (54%) passaram a conferir os preços dos produtos com frequência em sua loja preferida, enquanto 27% passaram a comparar com os concorrentes.
Além disso, os clientes passaram a fazer mais listas de compras e usar aplicativos, sites e dicas em redes sociais para encontrar opções com melhor custo/benefício. Ainda assim, itens sazonais, a apresentação dos produtos e promoções pontuais continuam tendo o poder de converter vendas.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP