Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

21/12/2009 09:20 - Consumidor adota cautela nos gastos de Natal, diz Datafolha

Maioria diz que não pretende ampliar quantidade de presentes neste ano e afirma que dará preferência ao pagamento à vista


Para Mauro Paulino, diretor do instituto, crise teve efeito didático: as pessoas ficaram mais cuidadosas na hora de comprar e evitam dívidas

 

Otimista, porém cauteloso. Assim se encontra o consumidor brasileiro neste final de ano. Segundo pesquisa feita pelo Datafolha, a maioria das pessoas não pretende aumentar o número de presentes neste Natal, quer gastar até R$ 200 e, de preferência, pagando à vista.

 

Enquanto 53% dos entrevistados na sondagem afirmaram que costumam distribuir mimos nos finais de ano, 49% disseram que vão realmente presentear agora. A região Sul do país é a que mais se destaca nas compras: 66% da população têm o hábito, e 59%, a intenção de fazê-lo em 2009.

 

Dos que desejam agradar a parentes e amigos, 37% devem adquirir uma quantidade de itens igual à do ano passado, 33% planejam comprar menos e 27%, mais.
Os valores desembolsados também serão pequenos. Para 29%, os gastos com todos os presentes serão de até R$ 100; 24% pretendem empatar de R$ 101 a R$ 200 nas compras; e 26% vão despender de R$ 201 a R$ 500. Apenas 9% preveem gastar mais de R$ 500.
No último grupo estão principalmente as pessoas com renda familiar acima de dez salários mínimos, que deverão levar para casa as TVs de LCD, os computadores e os outros eletroeletrônicos nos quais os lojistas estão apostando para aumentar as vendas neste ano.

 

Embora o valor dos presentes acompanhe a faixa de renda do consumidor, o temor de endividamento é praticamente igual no topo e na base da pirâmide: em média, 70% dos entrevistados dizem que vão pagar suas compras à vista.

 

Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 72% preferem essa opção, escolhida por 67% dos que têm educação superior. As mulheres se mostram mais dispostas a comprar a prazo: 30% dizem que vão parcelar, ante 25% dos homens. Os mais velhos são os mais prudentes: somente 21% dos entrevistados com mais de 60 anos pretendem dividir o pagamento.

 

"Mesmo o Brasil tendo se recuperado rápido, foi um ano de crise. E as incertezas acabaram tendo um efeito didático sobre a sociedade, que agora se mostra mais cuidadosa", explica Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. "Existe uma preocupação com as dívidas e empenho para manter as despesas sob controle." Economistas consideram que esse movimento é saudável e muito diferente do que acontecia em épocas anteriores de dificuldades, quando os consumidores ficavam atemorizados, abrindo espaço para a instalação do "Natal da lembrancinha".
A pesquisa Datafolha foi realizada com 11.429 consumidores em todo o Brasil, entre 14 e 17 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>