Economia
02/12/2009 11:19 - Nível de confiança do varejo paulista recua 2%
O nível de confiança dos empresários e executivos do setor varejista paulistano caiu 2% em novembro pela série com ajuste sazonal depois de ter crescido 5,1% em outubro, mas aumentou 2,6% na comparação com novembro do ano passado. É o que mostra o Índice de Expectativas nos Negócios da Fundação Escola Comércio Álvares Penteado (Fecap).
O índice, que obedece a uma escala de zero a 200 pontos, entrou em novembro com 117,43 pontos e encerrou-o em 115,06 pontos. Variações abaixo de 100 pontos denotam pessimismo dos pesquisados, e, acima desta marca, otimismo.
A queda, segundo o professor de Economia da Fecap e coordenador do índice, André Chagas, foi puxada, principalmente, pelas expectativas futuras. Mas o indicador das condições atuais do negócio também apresentou queda. "Antes de significar uma mudança no ciclo, tal resultado parece mais um ajuste fino de curto prazo. Esse resultado reforça a percepção de que os efeitos da crise financeira não são mais motivo de desconfiança para os empresários do comércio", observa André Chagas.
De acordo com ele, a manutenção das boas condições dos mercados de trabalho e de crédito, bem como a prorrogação dos incentivos fiscais dados a determinados produtos de consumo contribuem para sustentar a maior confiança dos empresários neste ano, perante o ano passado.
O Índice-Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, apresentou queda de 1,8% em novembro deste ano na comparação com outubro, puxado por quedas em todos os seus componentes, com destaque para a queda de 3,2% no Índice Momento Encomendas. Em relação ao mesmo mês do ano passado, depois de 15 meses consecutivos, o Índice-Momento Atual passou a apresentar alta, de 2,1%.
As expectativas para o próximo trimestre (captadas pelo Índice-Futuro) apresentaram queda de 2,3%, puxadas pela queda de 4,6% do Índice-Futuro Encomendas e pela de 0,1% do Índice-Futuro Vendas. Quanto ao porte das empresas, acrescenta Chagas, houve queda em lojas de todos os portes, com exceção das microempresas (alta de 9,6%). E houve queda de 3,2% na expectativa dos pequenos empresários. Regionalmente, nas empresas da capital houve alta de 2,6 pontos percentuais, enquanto no interior a queda foi de 2,05 pontos.
Perspectiva
Apesar do cenário um pouco menos otimista, há quem ainda mantenha boas projeções de vendas por conta da melhor época do varejo: o fim de ano. O superintendente do Shopping Butantã, Julio Cesar Alloe, esperava receber, neste último fim de semana, um público até 15% maior que o de um fim de semana normal, quando o shopping recebe 80 mil pessoas aproximadamente. Segundo o executivo, a projeção tem relação com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e com o início do mês de dezembro, época em que as pessoas se preparam para o Natal.
Para ele, as vendas também devem ser maiores e a expectativa é de que haja um aumento de 11%, se comparadas ao fim de semana correspondente de 2008. Entre os presentes que deverão impulsionar as vendas, estão os itens de vestuário e complementos, celulares e eletroeletrônicos. A partir do dia 12 de dezembro, o Shopping Butantã terá horários estendidos para facilitar as compras dos consumidores.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País