Fazer mais com menos a fim de garantir o melhor preço para o cliente e sua fidelização é o diferencial do clube de compras que fatura bem, mesmo em tempos de crise
*Giseli Cabrini
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Freddy Cameron durante palestra na Convenção ABRAS
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Segundo Freddy Cameron, ex-executivo da rede e atual gerente geral de Operações do Sam´s Club, clube de compras que pertence ao grupo do Walmart, entre os principais diferenciais da Costco estão a racionalidade na operação e no sortimento. Embora o mix seja limitado em número de itens (de 700 a 3,7 mil) ele é amplo em categorias e leva em consideração as demandas da comunidade no qual a loja está inserida e privilegiando fornecedores locais. “Numa mesma loja uma pessoa pode comprar uma joia de US$ 50 mil e um frango de US$ 5. E isso é motivo de orgulho para quem é cliente da Costco.”
Dessa forma, o produto certo ao menor preço é fundamental para o modelo de negócios da Costco que tem como foco o giro rápido de mercadorias a fim de evitar estoques, agilizar o pagamento dos fornecedores e renovar o mix de olho na fidelização dos clientes a partir da oferta de itens exclusivos em suas unidades por tempo limitado.
Outro diferencial está na gestão dos recursos humanos da empresa. O sentimento de pertencimento, que é adotado em relação aos clientes e à comunidade que está no entorno da loja, é estendido para os funcionários que recebem salários acima do mercado, assim como mais benefícios e participam de programas de capacitação formatados pela própria organização.
Saiba mais sobre este tema na edição de dezembro de SuperHiper, que trará a cobertura completa do Workshop e Convenção Abras.
* Giseli Cabrini, especial para revista SuperHiper