Abrasmercado
O índice Abrasmercado, foi elaborado a partir de uma parceria entre a ABRAS e a GfK. Trata-se de uma ferramenta que tem como objetivo acompanhar as oscilações de preços e gastos familiares em lojas de supermercados, assim como os motivos destas variações; suas principais tendências e, ainda, consolidar uma cesta de produtos de consumo, de modo a quantificar o gasto familiar mensal na aquisição desta cesta.
A amostra da pesquisa contempla todas as regiões do país e compreende 325 unidades supermercadistas.
Metodologia
Através do Abrasmercado, é obtida, uma análise mais detalhada do comportamento e tendências das variações de preços e gastos efetuados em categorias de produtos considerados de “largo consumo”, como, por exemplo:
• variações dos preços das categorias pesquisadas, mês a mês, ano, etc.;
• variações dos gastos familiares com a cesta comparando-se diferentes períodos;
• variações dos gastos familiares com a cesta comparando-se diferentes regiões;
• análises de tendências.
Amostra da pesquisa
O painel é composto por 325 lojas de supermercados pertencentes a redes de expressiva atuação nacional e regional, tendo a seguinte abrangência:
REGIÃO SUL
• Grande Porto Alegre
• Interior do Rio Grande do Sul
• Santa Catarina
• Curitiba
• Interior do Paraná
REGIÃO SUDESTE
• Grande São Paulo
• Interior de São Paulo
• Grande Belo Horizonte
• Interior de Minas Gerais
• Grande Rio de Janeiro
• Grande Vitória
REGIÃO CENTRO–OESTE
• Brasília
• Goiânia
• Campo Grande
• Cuiabá
• Natal
• Fortaleza
• João Pessoa
REGIÃO NORDESTE
• Salvador
• Recife
• Maceió
REGIÃO NORTE
• Belém
• Manaus
Categorias
As categorias avaliadas, conforme lista abaixo, foram definidas levando-se em conta itens de largo consumo em supermercados.