(203)
Líderes de Vendas
Apresentação
» Eventos
Próximo evento
 
Você está em:

Eventos

Os líderes de vendas sobem ao palco 18/04/2018 às 14h

 

As marcas mais vendidas em 150 categorias presentes no autosserviço foram reveladas no dia 20 de fevereiro, em evento promovido pela Abras, em São Paulo, que contou com a presença de profissionais da indústria e do setor supermercadista. Trata-se da 19ª edição da Pesquisa Líderes de Vendas, realizada pela Nielsen com exclusividade para SuperHiper, que apura, anualmente, as marcas que mais caíram no gosto do consumidor nas cestas de alimentos, alimentos perecíveis, bazar, bebidas, higiene e beleza e limpeza.


“Essa importante homenagem foi criada pela revista SuperHiper, em parceria com a Nielsen, para reconhecer as marcas que fazem a diferença nos supermercados do País. Sabemos o quanto este feito é especial, diante do difícil ano que passamos, e também porque os nossos clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos em relação às suas compras”, destacou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, em seu discurso de abertura. “Estar na preferência dos consumidores é uma grande vitória que merece ser reconhecida e celebrada.” 


Sanzovo também aproveitou a ocasião para defender a necessidade de o setor, diante do cenário de retomada econômica, apostar em estratégias para potencializar as vendas e a rentabilidade das lojas e, inclusive, melhorar a experiência dos clientes, fatores que já estão voltando a impactar nas decisões de compra. “As perspectivas do mercado financeiro, para 2018, são animadoras, com PIB em torno de 2,8% de crescimento, taxa Selic em 6,7%, inflação em queda e retorno dos investimentos e dos empregos.

 

Este cenário deve proporcionar ao setor supermercadista um crescimento de 3%”, revelou. Por fim, o presidente da Abras ainda ressaltou os esforços que estão sendo realizados, por meio da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), para melhorar o ambiente de negócios no País. “Uma das nossas pautas é a derrubada do veto ao Refis [Programa de Recuperação Fiscal] das micro e pequenas empresas. Com isso, contribuiremos com a sobrevivência dessas empresas e com os empregos que geram. 


Precisamos, ainda, de uma simplificação tributária e de uma desburocratização do sistema de crédito brasileiro. Os empresários precisam de mais incentivos para empreender e gerar mais postos de trabalho no Brasil”, declarou Sanzovo.


Desempenho do varejo

O evento de premiação das empresas líderes de vendas também contou com a palestra da diretora de Varejo da Nielsen, Daniela Toledo, que apresentou os principais indicadores do desempenho do setor, em 2017. Conforme destacou, a cesta de produtos monitorada pela Nielsen teve queda de 3,8% em valor. Já em termos de volume comercializado, a retração foi de 3,5%. “Este movimento de queda ocorreu em todas as regiões”, observou a especialista. 


“Para este ano, o consumidor está mais confiante para retomar o consumo. No entanto, também está bem mais racional e consciente, já que aprendeu a economizar e a buscar melhor custo-benefício.” Alimentos e bebidas, por serem os segmentos mais representativos na cesta analisada, foram os que mais contribuíram para este resultado. Em volume, as respectivas quedas foram de 3,3% e de 4,1% (veja quadro completo). 


Com relação aos canais de vendas, o atacarejo segue como destaque. Em 2017, este formato teve crescimento de 15,7%, em valor, e alta de 18,5%, em volume. “Importante ressaltar que novas cadeias entraram para a base da Nielsen, mas este resultado deve-se, principalmente,  performance das redes e também pela abertura de lojas, cuja importância foi de 60% na alta do faturamento deste canal”, explicou a diretora da Nielsen.


Desempenho positivo também no canal supermercado, cujas altas foram de 0,9%, em valor, e de 2,3%, em volume. Já as lojas de vizinhança e os hipermercados registaram queda nos indicadores de receita e volume (veja quadro). Segundo a Nielsen, o ano fechou com 98.923 SKUs ativos no mercado. Em 2017, a quantidade de itens descontinuados superou o volume de produtos lançados. No período, 21.045 itens saíram das lojas e 16.932 itens chegaram às gôndolas.




Clique aqui e leia a matéria na íntegra



Últimas

» Noite de homenagens às marcas campeãs 14 de Março 2020, às 21h
» O tapete vermelho da indústria brasileira 22 de Abril 2019, às 16h
» Os líderes de vendas sobem ao palco 18 de Abril 2018, às 14h
» Depois da tempestade 18 de Abril 2017, às 13h
» Lideranças atestadas e premiadas 18 de Abril 2017, às 05h
» A premiação das marcas líderes 11 de Abril 2016, às 13h
» Reconhecimento às marcas que chegaram ao topo 13 de Abril 2015, às 17h
» Homenagem às empresas campeãs 13 de Março 2015, às 17h

Ver mais »