Notícias ABRAS
28/06/2018 11:19 - Varejistas conseguem driblar impactos da crise
Com o ritmo de crescimento colado ao PIB, as redes varejistas do Paraná se saíram bem na crise, com resultados melhores que a média nacional, aproveitando o momento positivo do agronegócio, cuja demanda é decisiva para as vendas dos supermercados, particularmente no interior do Estado.
Em abril, segundo a Associação Paranaense de Supermercados, o segmento registrou crescimento real de 1,75% em relação a 2017, quando a economia paranaense avançou 2,5% e a média nacional do setor foi de 1%.
Ao fim de 2017, o Estado ganhou participação relativa - de 9,5% do faturamento nacional, registrada em 2016, para 10%. Com isso, o Paraná ficou em quarto lugar no ranking por Estados, com faturamento de R$ 28 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O Estado tem uma rede de 625 unidades, 7,2% do total de lojas instaladas no país.
Fundado em 1974 em Cascavel, na região Sudoeste do Estado, o Grupo Muffato é líder do setor no Paraná e a quinta maior rede de supermercados do país. Com faturamento anual na casa de R$ 6 bilhões, tem 56 lojas (18 no Paraná) e 13 mil colaboradores diretos. Também presente no interior do estado de São Paulo, o grupo atua com as marcas Super Muffato, no varejo e Max Atacadista, no atacarejo.
Apesar das turbulências, o grupo de Cascavel planeja abrir outras três unidades ainda neste ano, diz Éverton Muffato, diretor da rede. Das novas unidades, duas delas ficarão no Paraná, uma em Arapongas e outra em Foz do Iguaçu - a terceira loja será em São José do Rio Preto, no interior paulista.
Em 2017 o grupo manteve o ritmo de 19% de crescimento no faturamento, apesar da deflação e seu impacto direto no negócio. Segundo Muffato, a queda contínua dos preços traz aspectos negativos para as redes, que faturam menos e têm dificuldades de repassar o aumento de custos. "Como as cooperativas são muito fortes, tínhamos passado à margem da crise, principalmente no interior. Entramos otimistas em 2018, mas agora está difícil fazer qualquer previsão", afirma Muffato, que em 2017 abriu quatro unidades.
Com um faturamento anual de R$ 810 milhões no ano passado, a rede Superpão, quarta do Estado, cresceu 14% em relação a 2016. Em julho, inaugura uma unidade, resultado de investimento de R$ 25 milhões. Localizada na cidade de Palmas, no sudoeste do Estado, será a 25ª unidade - ao todo, a rede está em 11 cidades do Paraná e uma de Santa Catarina.
Diante do contexto complicado, a intenção de investir mais "subiu no telhado", segundo Luiz Maurício Hyczy, diretor-superintendente da Superpão. "Quando se imagina que o país vai descomplicar, complica-se ainda mais", diz o empresário, para quem os meses de março e abril pareceram promissores, ainda que sem motivos concretos. "A greve dos caminhoneiros deixou toda a indústria em dificuldades sérias. Seu impacto será muito maior do que parece porque afetou diretamente o lado real da economia. E certamente afetará a disposição de investimento", avalia Hyczy. Em 2017, a rede inaugurou duas unidades.
No portfólio de lojas, a Rede Superpão se concentra na comercialização dos produtos voltados para consumidores das classes B e C, que representaria, segundo a rede, 85% das vendas. "Apesar da deflação que houve no varejo, muitos itens subiram, como energia elétrica, combustíveis e gás de cozinha, afetando o poder de consumo dessas faixas de renda", diz Hyczy. "O problema é que o custo e o peso da máquina pública estão muito altos e ela não faz o dever de casa", afirma.
Na avaliação do superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Rovaris, o momento difícil tem levado as redes a se concentrar na busca por mais eficiência e na manutenção da margem de lucro, afetada pela crise. "Mas comparado com outros segmentos, o de supermercados conseguiu até aqui nadar de braçada", diz Rovaris, que estima a abertura de 12 a 16 lojas das principais redes ao longo deste ano no Estado. "O destaque têm sido lojas para as classes A e B."
Fonte: Valor Econômico

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade