Notícias ABRAS
01/06/2017 11:34 - Supermercados têm recorde de produtos em falta
Os primeiros meses do ano não foram animadores para o varejo supermercadista. Além da queda nas vendas em fevereiro e março, registrada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a ruptura, indicador que mede a falta de produtos nas gôndolas, teve aumento recorde em 2017 e chegou a 13,93% em abril. O índice é o maior registrado desde que o indicador de ruptura começou a ser divulgado pela NeoGrid/Nielsen, em 2015.
O aumento do indicador está relacionado a ações tomadas pelas empresas do setor para driblar o período de instabilidade econômica do país. Entre elas, a redução da oferta de itens pelos supermercados.
“Como alguns produtos e marcas têm a mesma função para o consumidor, os supermercadistas decidiram realizar uma redução do mix e suspenderam as compras de certos itens”, explica Robson Munhoz, diretor de relacionamento com o varejo da NeoGrid.
Outra medida importante destacada pelo diretor para a variação da ruptura é a diminuição de estoques no varejo. Segundo ele, os varejistas não aceitaram os ajustes de preços colocados pelos fornecedores e compraram menos – inclusive itens de alto giro. “Isso faz parte do jogo, é um processo normal de negociações entre varejo e indústria. E como havia a necessidade de capital em mãos, seguraram as compras”, comenta.
Munhoz aponta que também houve mudança na estratégia da indústria e do próprio consumidor. “As empresas de manufatura reduziram a produção de alguns produtos, o que afetou o prazo de entrega ao varejo e resultou na falta de determinados itens. Já o consumidor, diante da crise e do desemprego, procurou mais produtos em oferta, dificultando as previsões para manter os produtos na gôndola, e trocou os produtos normalmente consumidos por itens mais baratos, que não tinham demanda prevista pelo varejo e acabaram faltando”.
Apesar do intuito positivo para reagir ao momento econômico, Munhoz faz um alerta. “Se existe demanda e o produto não está na gôndola, varejo e indústria perdem vendas. O ideal é que haja colaboração entre as empresas para evitar faltas e excessos de estoque”.
Fonte: Paraíba Total
Veja mais >>>
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

