Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/06/2017 10:28 - Varejistas estudam saídas em caso de boicote a produtos do grupo J&F

Preocupados com eventual boicote do consumidor a produtos das marcas da J&F, grandes varejistas começam a sondar a capacidade dos concorrentes de elevar o fornecimento para substituí-los.

 

A delação dos executivos da JBS na Lava Jato há 15 dias desencadeou uma série de campanhas e reclamações de consumidores nas redes sociais chocados com as revelações de corrupção.

 

Apesar das ameaças, ainda não há registros de efetiva queda na demanda pelos produtos de marcas como Seara, Doriana, Neutrox, Minuano, todos de empresas pertencentes ao grupo J&F.

 

A Abras (associação de supermercados) diz não ter ainda levantamento definitivo.

Executivos de uma grande rede dizem ter percebido uma mudança no comportamento de consumidores que preferiram produtos de concorrentes, mas ainda leve.

 

Para Olegário Araújo, diretor da consultoria especializada Inteligência de Varejo, a consolidação de um boicote com consequências desastrosas é improvável, mas é importante o varejo traçar cenários para se precaver devido ao porte do grupo J&F.

 

Uma rejeição drástica por parte dos consumidores prejudicaria a gestão de estoque dos varejistas, principalmente no caso de categorias de produtos em que o grupo é muito forte, como carnes processadas, em que a JBS tem quase 25% do mercado, segundo a Euromonitor, e refeições prontas (9,5%).

 

"Apesar do impacto nas redes sociais, a mudança de comportamento é lenta. Não vimos isso na época da Carne Fraca, em que o receio era risco a saúde. Não sei se agora, em que a questão é de consciência política, haverá."

 

A baixa adesão ao boicote pode estar ligada à dificuldade do consumidor em relacionar o nome das marcas da J&F. Nem todos têm consciência da relação entre Faixa Azul e Leco, por exemplo.

Em seu apoio ao boicote, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgou a lista de marcas.

 

A JBS afirma que as atividades seguem normalmente, sem queda na demanda. A crise de imagem que a empresa vive hoje poderia também impactar as negociações com o varejo, de acordo com o diretor da Inteligência de Varejo.

 

Um enfraquecimento da demanda fortaleceria o poder de negociação das grandes redes em relação ao fabricante, exigindo melhores prazos e condições de pagamento. Mas precisaria ser uma mudança muito drástica para enfraquecer um fornecedor como a J&F.

Procuradas, as assessorias de imprensa de GPA, Carrefour e Walmart não revelam em que pé estão as negociações com a J&F.

 

Elas dizem repudiar atos de corrupção, mas, por enquanto, estão apenas acompanhando o caso e não assumem qualquer corte de relações com o fornecedor.

 

 

 

Fonte: Folha de São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro

Veja mais >>>