Notícias ABRAS
03/09/2008 09:26 - Alta dos alimentos impulsiona faturamento dos supermercados
Com os preços mais altos dos alimentos e o repasse para os produtos no varejo, o setor supermercadista brasileiro alcançou em maio um faturamento real 13,95% maior do que o apurado no mesmo mês de 2007. Segundo a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), boa parte dessa evolução pode ser explicada pela inflação dos alimentos, que supera a evolução do índice cheio oficial, o IPCA.
Para se ter uma idéia, o preço da cesta AbrasMercado, formada majoritariamente por alimentos e bebidas, subiu 14,66% em termos reais na mesma base comparativa, para uma média de R$ 246,67 no país. O deflator usado pela Abras para calcular a evolução real é o IPCA, que somou 5,58% nos 12 meses até maio. Se não for descontada a variação do indicador, a cesta de 35 produtos de largo consumo apresenta aumento nominal de 21,06% nesse intervalo.
Segundo Tiarajú Pires, superintendente da Abras, a inflação por enquanto ainda não abateu a força da demanda para o setor supermercadista. O repasse da inflação para os preços está acontecendo, mas o consumidor continua comprando. Mesmo sem ter dados recentes de volume físico de vendas, o executivo acredita que os últimos meses devem ter mostrado estabilidade.
"Não existe até agora uma retração nas vendas. Até porque o bom ambiente econômico se mantém", afirma Pires. "A taxa de desemprego está baixa, os programas assistenciais do governo continuam e agora houve reajuste do Bolsa Família." Ele acredita, no entanto, que nos próximos meses os consumidores devem começar a buscar produtos mais baratos ou mesmo cortar da cesta itens supérfluos.
No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, o faturamento do setor registra alta de 8,87%. A previsão da Abras, no entanto, é de que essa variação se ajuste ao desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do país até dezembro deste ano, com vendas reais entre 4,5% e 5%. "Sem dúvida essa taxa de crescimento vai se acomodar e a inflação também não deve continuar acelerando", diz Pires.
Na comparação de maio com abril, a receita com vendas dos supermercadistas brasileiros teve crescimento real de 7,79%. Tal expansão é significativa, mas parte dela pode ser atribuída ao fator calendário, já que maio teve cinco sábados e abril, apenas quatro.
Além disso, mesmo não havendo índice de vendas por categoria de produtos, Pires acredita que a comemoração do Dia das Mães estimulou a venda de produtos não-alimentícios, como eletroeletrônicos, vestuário e calçados vendidos em muitos hipermercados.
Entre os meses de abril e maio, os produtos da cesta Abras que mais encareceram foram o arroz (24,65%), a batata (22,47%) e o tomate (14,55%). Em contrapartida, o preço do feijão recuou 7,52% e o da cebola caiu 5,51%. O conjunto todo de produtos teve alta real de 2,73% no período.
Veículo: Sindicato do Comércio Varejista de São Luís - MA

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo