Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

02/12/2016 10:39 - Os produtos de época tiveram cerca de 10% de aumento em relação ao ano passado



Mesa farta: guloseimas, bebidas, produtos da época, isso faz parte da tradição de Natal das famílias brasileiras. Este ano, mesmo com a situação econômica diferenciada, não deve ser diferente. Porém, o setor de supermercados aposta que a data deve ser marcada por substituições. Ou seja, o consumidor manterá a ceia e festas, mas escolherá produtos mais baratos.

 

A dona de casa Terezinha Santolin faz parte dessa gama de consumidores que terá que economizar no Natal. Ela conta que geralmente gastava em torno de R$ 300,00 com os produtos de época para a comemoração em família, mas este ano precisará cortar os gastos. “Pretendo gastar uns R$ 200,00 apenas. Vou fazer muita pesquisa de preço, retirar os supérfluos e trocar as marcas, comprar tudo do mais barato”, conta o segredo.

 

Esse perfil de consumidor, que veio com a crise econômica, deve caracterizar o Natal este ano. O gerente de uma rede de supermercados de Toledo Bruno Radunz afirma que 70% das famílias estão endividadas e, portanto mais conscientes do que podem gastar. “Este momento diferente da economia fez com que o consumidor se adaptasse. E se tem algo que o brasileiro é, é criativo. Ele consegue se adequar às necessidades”, salienta.


Por essa característica, o consumidor não vai deixar de consumir. “Mesmo neste ano diferente economicamente as famílias não deixarão de comprar. Elas vão fazer as trocas, adequar à atual realidade. Então se compravam um espumante x, substituirão por um mais barato. Apostamos na venda de produtos similares mais em conta”, reforça.

 

MAIS CAROS

Os produtos mais vendidos nesta época, segundo o responsável da rede de supermercados são os tradicionais panetones, espumantes, aves típicas como chester, peru e ave natalina. “Além do chocolate, frutas da época, bebidas de modo geral e carnes”, elenca. A notícia ruim é que praticamente todos estão mais caros este ano. Radunz complementa que os produtos de época tiveram cerca de 10% de aumento em relação ao ano passado. “Mas há também opções para todos os bolsos”, contrapõe.

 

 

CRESCIMENTO

O setor supermercadista está até otimista mesmo com crise e aumento dos preços e acredita em crescimento nas comercializações. A pesquisa sobre vendas de produtos natalinos no setor realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) revela que haverá um aumento de 0,67% este ano. “E considerando todo o ano teremos crescimento de 0,5%, o que é muito positivo diante do cenário”, resume o gerente.

 



Fonte: Jornal do Oeste

 

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

Veja mais >>>