Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

02/12/2016 10:02 - Dificuldades conseguem colocar do mesmo lado a indústria e o comércio


Pressionados pela crise, os dois elos da cadeia aumentaram a troca de informações - muitas delas sigilosas - para reduzir perdas; o resultado foi tão bom que a ação vai continuar daqui para frente

 

São Paulo - Pressionados pela queda no consumo durante a crise, varejistas tiveram de diminuir seus custos operacionais e apertar os níveis de ruptura a fim de reduzir os efeitos da recessão. Uma das saídas nesse sentido foi se aproximar de fornecedores e alinhar estratégias conjuntas para que os dois lados conseguissem passar pelas turbulências.

 

O estreitamento das relações com a indústria permitiu até a troca de informações antes consideradas sigilosas, como índices periódicos de vendas. A mudança vem garantindo a algumas redes do comércio não só sobreviver ao cenário negativo, como colher frutos da união, economizando até meio milhão ao ano em função de uma simples medida.

 

"Conseguimos, por exemplo, reduzir em 30% o índice de ruptura nos produtos de perfumaria. Isso representa uma economia de R$ 500 mil e só foi possível graças ao trabalho de parceria. No caso do segmento (perfumaria), nos sugeriram mudar as gôndolas", explicou a coordenadora de prevenção de perdas da Cooperativa de Consumo (Coop), Vanessa Silva.

 

Segundo ela, outras estratégias conjuntas foram elaboradas para os setores de açougues, onde houve redução de 10% nos índices de perdas, e de bebidas, onde em parceria com a Red Bull, foi instalada uma câmera de segurança que cortou o número de furtos do item em 30%. "Hoje, nosso índice de perdas é de 2,8%. Fruto de parcerias estratégicas com os distribuidores". Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o nível de perdas do setor é de, em média, 3,8%.

 

Tendência

A aproximação com os fornecedores tem ganhado relevância no setor. De acordo com uma pesquisa da Advantage Brasil, em 2011, a gestão colaborativa ocupava o 14º lugar no ranking de prioridades do varejo. Neste ano, o tema é o 8º colocado, e deve subir mais.

 

"A nossa previsão é de que o Brasil continue amadurecendo nisso. É um processo contínuo e não necessariamente ágil porque as empresas precisam sentir os benefícios para que elas adotem a prática. Em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Canadá, por exemplo, isso é praxe do mercado", analisa a country manager da Advantage Brasil, Ana Fioratti.

 

A companhia analisa os temas prioritários para o varejo e a indústria em 42 países.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), este é um caminho sem volta. "Isso é mais realidade no varejo alimentar. Ainda não acontece muito em outros segmentos, mas é um processo sem volta. As empresas já perceberam que a colaboração dá mais resultados do que a relação antagônica de disputa", diz o presidente da SBVC, Eduardo Terra.

 

Na prática

Outro exemplo de frente colaborativa com impacto positivo nas vendas foi visto na rede de supermercados Pague Menos e na fabricante de bebidas Ambev. Por meio de um sistema que ganhou o nome de Vendor Management Inventory (VMI), a varejista conseguiu reduzir o número de dias de estoque, além de otimizar a logística.

 

"Nosso fill rate [volume de pedidos do varejo atendidos pela indústria], que antes era de 75%, pulou para 85%, nesse caso. Com outros fornecedores, conseguimos uma taxa até mais alta", revelou o coordenador de inteligência de mercado da rede Pague Menos, Diego Cicconato. Além do fill rate, o projeto ajudou a elevar em 39% as vendas das bebidas, reduziu a ruptura e elevou em 7% o nível de serviços. Recentemente, Coop e Walmart mostraram interesse em participar do projeto VMI,espelhadas nos bons resultados entre Pague Menos e Ambev.

 

 

 

 

Fonte: Jornal DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

Veja mais >>>