Notícias ABRAS
25/11/2016 08:43 - UNECS entra com representação contra banco
Abrasel é uma das sete instituições que entrou com ação que questiona a verticalização dos
meios de pagamento e prejuízo à concorrência
As sete entidades que compões a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) entraram com uma representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a verticalização praticada pelos bancos quanto aos meios de pagamento. O documento foi entregue na tarde de ontem (23) e é o primeiro que trata especificamente deste assunto, segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior.
Entre os argumentos apresentados nesta ação, estão o prejuízo à concorrência provocados pela verticalização das formas de pagamento e acesso ao crédito pelos consumidores. Essa relação vertical, segundo Solmucci, acontece a partir do momento em que os bancos são os responsáveis por gerenciar as contas bancárias, fornecer as máquinas de pagamento e emitir cartões.
"Essa representação questiona os impactos negativos para o setor de comércio e serviços e para o consumidor. Tem um exemplo que representa o extremo absurdo que é o caso da ELO, do Bradesco, que ganha dinheiro em todas as etapas do processo. Ganha com a transação, com a antecipação de crédito, com o pagamento, que é feito apenas após 30 dias, quando a média mundial é de sete; em países com melhores índices é de três", destaca.
Outro ponto apresentado na representação é a coleta de informações por parte das empresas de pagamento que, de acordo com Solmucci, prejudica a concorrência na medida em que os bancos passam a utilizar essas informações para oferecer os próprios produtos. "Essa indústria beneficia os bancos que tem os adquirentes. Acaba havendo uma venda casada, porque a partir do momento que o comerciante abre uma conta no banco a ele já é oferecida a máquina daquela instituição", diz.
UNECS
A Unecs é formada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Essas entidades juntas são responsáveis, no seu conjunto, por 14,95% do PIB do País ou por R$883,2 bilhões de um total de R$5,905 trilhões em 2015 e geravam, juntas, 9,15 milhões de empregos ao final de 2015.
Fonte: Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional