Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

10/11/2016 10:20 - Centrais de compra ganham força em MG


Dentro da proposta de regionalização do setor supermercadista mineiro e do advento do mercado de vizinhança, é cada vez maior o número de supermercados que se unem para fazer frente aos gigantes do setor nas chamadas centrais de compras. Com a associação, os varejistas ampliam suas estruturas, têm acesso a tecnologias e conseguem melhores preços junto aos fornecedores, pois realizam compras em maiores quantidades e volumes de produtos. O resultado é uma maior competitividade no mercado e faturamentos de bilhões de reais.

 

Segundo dados da Associação Mineira de Supermercados (Amis), o Estado conta hoje com cerca de 40 centrais de negócios, com uma média de 18 lojas por rede. No ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as nove maiores centrais alcançaram, juntas, quase R$ 24 bilhões de faturamento em 2015 e reuniram 1.816 empresas, 2.355 lojas e mais de 91 mil funcionários. São elas: Unisul, Supervarejista, Rede Opa, Supermais, Associação de Supermercados da Zona da Mata, Rede Minipreço, Cergran, Rede Via Real e Rede Amarelo.

 

Informações de bastidores, no entanto, dão conta de que o número de centrais de compras em Minas já foi bem maior e há alguns anos chegava a 60. Segundo uma fonte do setor que preferiu não se identificar, justamente em função da rentabilidade do negócio, as próprias centrais foram se agrupando e diminuiu a quantidade de grupos diferentes em Minas.

 

Na avaliação do superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, "Minas está descobrindo Minas" e os supermercados do interior do Estado estão cada vez mais ganhando notoriedade. Segundo ele, isto tem sido possível também, em virtude dos processos de associativismo, que está fortalecendo os pequenos e médios integrantes do setor. "O que o pequeno supermercadista precisa fazer para se manter firme no negócio é identificar seu nicho de mercado e comprar bem para vender bem", avalia.

 

Claret destaca ainda que os empresários de pequenos e médios negócios têm hoje a vantagem do mercado de vizinhança, uma vez que o consumidor tem dado preferência a este tipo de loja. "Até mesmo as grandes lojas estão migrando para este tipo de operação, tendo em vista as oportunidades. Por isso, as centrais não diminuem o mercado da concorrência, mas o amplia, pois os grandes estão precisando se reposicionar. É uma competição saudável", completa.

 

Rede Smart - Ainda dentro do modelo de centrais de compras, além do próprio associativismo, os supermercados têm ainda outras opções, como as centrais ligadas a atacados e as que funcionam por meio de franquias. No caso dos atacados, destaca-se a Rede Smart do Grupo Martins, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O grupo criou a Rede Smart há 16 anos, concentrando inicialmente 35 supermercados. Hoje, já são 900 lojas espalhadas por todo o País e um faturamento de quase R$ 7 bilhões. Deste total, 240 estão em Minas Gerais. De acordo com o diretor da rede, Gilmario Torre Cavalcante, o grupo oferece aos associados soluções de marketing, tecnologia, operacionais, comerciais e financeiras, que funcionam como catalizadoras de negócios, ajudando o pequeno e médio empresário a sobreviver e a crescer em um mercado tão concorrido.

 

"Os gigantes do setor que faturam quase R$ 30 bilhões por ano. Se o pequeno não tiver um padrinho para ajudá-lo em infraestrutura e conhecimento, melhorando a operação de lojas e gerando eficiência operacional, dificilmente ele conseguirá sobreviver", esclarece. Ele destaca que o Grupo Martins, por se tratar de uma empresa de forte relacionamento com fornecedores, consegue transmitir os benefícios para os integrantes da Rede Smart, proporcionando maior competitividade aos associados. "O fortalecimento vem da junção da infraestrutura e do relacionamento do Grupo Martins com o conhecimento de mercado local do cliente", explica.

 

 

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

26/04/2024 17:39 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 8,85% em março, aponta ABRAS
10/04/2024 11:03 - Quais são as perspectivas da Inteligência Artificial para o varejo
10/04/2024 10:51 - Ciro Gomes fala para plateia lotada no Smart Market ABRAS 2024
10/04/2024 10:30 - Smart Market ABRAS 2024 é sucesso de público e supera expectativas
10/04/2024 10:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2024: conheça os vencedores
12/04/2024 10:16 - Ranking ABRAS 2024: Conheça as maiores empresas do varejo alimentar
08/04/2024 22:27 - Ranking ABRAS 2024: Conheça os novos números do varejo alimentar brasileiro.
01/04/2024 17:45 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Pessoas trará ótimas discussões sobre o setor
01/04/2024 16:07 - Smart Market ABRAS 2024: Não perca a nossa Super Live no dia 03 de Abril
01/04/2024 10:44 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Operações é um dos mais aguardados
28/03/2024 17:30 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia promete ótimos insighs
28/03/2024 11:40 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,47%, aponta ABRAS
28/03/2024 09:08 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Marketing contará com grandes especialistas
26/03/2024 17:29 - Smart Market ABRAS 2024: Painel Financeiro já tem grandes nomes confirmados
26/03/2024 10:32 - Tom Edwards confirma presença no Smart Market ABRAS 2024

Veja mais >>>